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Casa de Criadores exalta moda-espetáculo

30ª edição do evento abriu a temporada de inverno 2012 com apresentações no Cine Joia

PEDRO DINIZ
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Enquanto o estilista Ronaldo Fraga causa polêmica com seus comentários sobre a "morte da moda" e a relevância questionável dos desfiles como formato de apresentação, a 30ª Casa de Criadores terminou na última quarta-feira levantando a bandeira da "moda-espetáculo".

Durante os três dias em que ocupou o Cine Joia, casa de shows recém-inaugurada no centro de São Paulo, o evento -que abriu a temporada de inverno 2012 na cidade- teve desfiles, música ao vivo na apresentação de Walério Araújo e banda de rock.

A cantora Shirley Carvalho interpretou a música "Rolling In The Deep", da britânica Adele, no desfile de Araújo, que encerrou o primeiro dia da CdC.

Já no último, o skatista Alex Poisé levou ao palco amigos famosos, ao som de rock pauleira, para apresentar a nova coleção de sua grife Sumemo.

Entre os convidados, o chef Alex Atala e Badauí, vocalista da banda CPM 22.

Ao todo, 28 marcas apresentaram suas coleções de inverno na Casa.

Na lista, grifes conhecidas do público fashionista, como Der Metropol, que foi buscar na dor da morte as referências para sua coleção esportiva, e Jadson Raniere, destaque em recente edição do jornal "The New York Times" e que fez um bom trabalho com tricô em seu desfile.

"Nada supera o contato com a roupa. Assistir a um desfile é, acima de tudo, uma experiência sensorial", afirma André Hidalgo, idealizador do evento.

"Além disso, servimos de vitrine para que jovens estilistas possam exibir suas coleções a um público especializado", completa.

Ao contrário do que acontece em eventos de grande porte, como a São Paulo Fashion Week, marcas inexpressivas do ponto de vista comercial engordam o line-up da CdC.

Alçadas à passarela por concursos de talentos promovidos pela organização, como Ponto Zero (para universitários) e Fashion Mob, essas grifes têm em comum o viés experimental de suas roupas.

Bom exemplo é Luiz Leite, vencedor da primeira edição do Fashion Mob -passeata fashion que ocorre todo ano em que centenas de estilistas concorrem a uma vaga no evento de Hidalgo.

O designer fez um inverno limpo, branco e experimentou diversas proporções em seu masculino.

Se a Casa de Criadores vale mais pelos shows do que pelas roupas em si, ponto para Arnaldo Ventura, que levou os tambores japoneses do grupo de percussão Shinkyodaiko ao Cine Joia.

O estilista fez barulho com roupas inspiradas no Oriente e não se preocupou se em algum ponto iria pecar pelo excesso de cor e estampas. Fazia parte do seu show.

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