Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão

Programa mostra epopeia de andarilho na Amazônia

'Amazonas a Pé' traz viagem pioneira de Ed Stafford pelas margens do rio

Aventureiro percorreu três países em 28 meses e diz que foi confundido até com um traficante de órgãos humanos

ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE SÃO PAULO

Ser perseguido por indígenas que brandem machados pode não ser a ideia de diversão que a maioria de nós tem em mente.

Mas é exatamente o tipo de aventura que faz a cabeça do inglês Ed Stafford, 36.

Em 2008, ele decidiu chegar aonde nenhum homem jamais tinha ido -a pé, pelo menos. Stafford foi a primeira pessoa a percorrer os cerca de 9.000 quilômetros que margeiam o rio Amazonas.

Da nascente, no sul do Peru, à foz, na costa atlântica brasileira: um périplo que durou 28 meses e envolveu Brasil, Peru e Colômbia.

A façanha desse misto de Indiana Jones com Forrest Gump rendeu menção no "Guinness" de 2012 e o programa "Amazonas a Pé", que estreia amanhã no Discovery.

E tudo porque Stafford estava de saco cheio de sentir frio na Patagônia argentina. Lá estava o ex-capitão do Exército inglês, numa expedição por um dos recantos mais ao sul do planeta, quando a ficha caiu. "Queria ir para algum lugar quente!"

Resolveu, então, que estava na hora de conhecer a Amazônia. Aí, as coisas definitivamente ferveram.

PROFISSÃO PERIGO

Em suas andanças pelas margens do rio, ele enfrentou bem mais do que onças, doenças tropicais e outros clichês associados à floresta.

Stafford, por exemplo, foi confundido com um traficante de órgãos humanos e ameaçado por tribos indígenas do Peru. "Achavam que eu era perigoso, que iria matar as crianças deles, cortar partes do corpo e traficá-las."

Ele confessa que os dias mais difíceis não eram aqueles em que a adrenalina corria solta. Para o andarilho, dureza mesmo foi encarar a temporada de tédio. Já perto do fim, no trecho entre Manaus e Belém, "era só monotonia".

Isso porque, inicialmente, Stafford acreditou que a viagem toda acabaria em um ano. Erro crasso. "Não reparei que andaria tanto com um facão na mão, literalmente abrindo e cortando caminho."

Um amigo, companheiro de expedições, desistiu no primeiro semestre. Estava noivo e voltou rapidinho para a Inglaterra. Já Stafford, sem filhos e namorada na época, foi até o fim.

Uma confissão: "Quando Luke decidiu ir embora, fiquei meio aliviado, porque eu poderia ir para onde quisesse". Ah, esses espíritos livres...

Na TV

Amazonas a Pé
Estreia do programa
QUANDO amanhã, às 22h, no canal Discovery
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.