Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das letras

Casa reformulada

Dois anos e meio após adquirir 51% da Casa da Palavra, a Leya Brasil passa a ser responsável por 95% da editora carioca. Os outros 5% ficam com Martha Ribas, que permanece como editora-executiva.

Em 2011, ao assumir distribuição, marketing e estratégia de vendas da Casa, a Leya informou que não interferiria na linha editorial, mas não foi bem o que aconteceu. Metas de vendas fizeram com que editora carioca, reconhecida pelos livros sobre a história e a cultura brasileiras, somasse ao catálogo títulos mais comerciais, inclusive com a criação do selo Fantasy.

Casa reformulada 2

Pascoal Soto, diretor editorial da Leya, diz que a Casa da Palavra continuará publicando tanto obras mais acadêmicas quanto comerciais.

Com a unificação de operações, Thaís Marques e Ana Cecilia Martins deixam o quadro societário da editora carioca. Marques assume a direção de marketing da Leya.

Já Ana Cecilia tem planos maiores. Abre, com a colega Renata Nakano e um grupo de investidores liderados pelo empresário José Luiz Alquéres, a editora Edições de Janeiro, já sediada em Ipanema. Os primeiros títulos saem ainda neste semestre. Entre os autores, estão Ferreira Gullar, Barbara Heliodora, Adriana Calcanhotto e Cleonice Berardinelli.

Casa Fixa A Cosac Naify adquiriu exclusividade da obra de Maurice Sendak (1928-2012); são, a princípio, 17 livros, incluindo a renovação de 'Onde Vivem os Monstros' e livros como 'The Sign on Rosies Door'

Autoeditor Enquanto não publica "O Professor", seu próximo romance, Cristovão Tezza testa mais um título como "autoeditor" na Amazon. Trata-se de "Leituras: Resenhas & Ensaios", com 94 textos próprios publicados na imprensa. Já o romance, que lhe tomou dois anos e é, segundo diz, seu "melhor livro", está previsto para março pela Record.

Autoeditor 2 Desde agosto, Tezza vem disponibilizando na loja virtual, por conta própria, livros seus fora de catálogo. Juntos, a tese de doutorado "Entre a Prosa e a Poesia" e dois títulos a serem reeditados pela Record, "A Suavidade do Vento" e "Ensaio da Paixão", venderam 170 exemplares.

Homenagens Notório agitador cultural responsável por homenagens a autores como Raduan Nassar e Augusto de Campos na Balada Literária, o escritor Marcelino Freire terá seus dias de autor homenageado na Festa Literária de Porto Alegre, em maio, e na Bienal do Livro de Pernambuco, em 2015.

Homenagens 2 Antes, vai à Feira do Livro de Buenos Aires, em março, e ao Salão do Livro de Paris, em abril, lançar as traduções de seu romance "Nossos Ossos" para o espanhol e o francês.

Pioneiro Membro da equipe que desenvolveu os primeiros modelos de Kindle, Jason Merkoski é o primeiro confirmado do 5º Congresso do Livro Digital, da Câmara Brasileira do Livro, que neste ano será em 21 e 22 de agosto. O homem que ajudou a criar a tecnologia usada hoje nos e-books tratará, na palestra, da revolução digital, tema de seu livro "Burning the Page".

Black blocs A Veneta lança em março, com tradução de Guilherme Miranda, "Les Black Blocs: La Liberté et l'Egalité se Manifestent", de Francis Dupuis-Déri, professor de ciências políticas da Universidade de Québec e pesquisador do MIT.

Black blocs 2 A obra foi elogiada por George Katsiaficas, um dos principais estudiosos do mundo do movimento anticapitalista. "Embora pouco se saiba sobre esses Zorros modernos, o livro revela criticamente suas origens e perspectivas", disse.

Fail Ao tomar conhecimento do aplicativo Hemingway, que convida o leitor a submeter seus textos para saber como se posicionariam numa escala baseada no estilo do autor, a revista "New Yorker" fez um teste usando trechos de obras do autor. Foram considerados "não suficientemente Hemingway".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página