Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mick Rock, fotógrafo de ícones da música pop, ganha mostra em SP

Imagens do inglês, das décadas de 1970 e 1980, serão exibidas no MIS a partir do próximo mês

Artista, que segue fazendo retratos de cantores pop, dirigiu os primeiros vídeos da carreira de David Bowie

GAÍA PASSARELLI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Nunca me considerei privilegiado", conta Mick Rock, que fotografou Lou Reed em seu primeiro show solo, Debbie Harry no auge da beleza, Iggy Pop torcendo a coluna para trás durante um show. "Era tudo muito orgânico. A fotografia apareceu na minha vida e tomou conta."

Sua coleção de imagens pode ser famosa pelo que tem dos anos 1970, mas o londrino Mick Rock, 65, não vive do passado. Acabou de fazer a capa da banda americana de rock Black Lips e segue fotografando Lady Gaga, Karen O e Janelle Monáe.

Parte do seu acervo, com foco nos anos 1970 e 80, será visto pela primeira vez no Brasil em março. A mostra será realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Rock virá para a abertura da exposição. Aproveitando a retrospectiva sobre David Bowie no MIS, irá falar com o público sobre os trabalhos que fizeram juntos. Rock dirigiu alguns de seus primeiros clipes, como "The Jean Genie" e "Life on Mars".

"Era algo totalmente intuitivo, feito de forma muito rápida. Na época, esses vídeos quase não foram vistos", conta. "David sempre foi muito aberto a possibilidades, encoraja as ideias dos outros. Ele provê a inspiração e daí em diante é com você."

Rock considera Bowie a pessoa mais fotogênica que já fotografou (ao lado de Debbie Harry) e a parceria entre os dois nunca acabou. "Estamos trabalhando num livro sobre Bowie que a [editora] Taschen lançará como edição limitada em outubro."

A carreira de Rock na fotografia começou por acaso. "Estava numa viagem de LSD, peguei a câmera de um amigo e comecei a clicar", conta. "Passei a fotografar amigos e um dia uma banda me ofereceu um troco. Achei incrível que pudesse ganhar enquanto me divertia."

Nestes tempos em que todo mundo é fotógrafo, a única dica que tem a oferecer é: "Mergulhe em suas obsessões. É a melhor forma de atrair atenção. Não considere o retorno material, ele pode vir ou não". E sua obsessão atual, quem seria? "Gostaria muito de fotografar o Bruno Mars, adoro a persona glam dele."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página