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Televisão

Brasil lidera ranking de produção de ficção para TV

Levantamento envolveu América Latina, Espanha, Portugal e EUA

Aumenta o número de séries nacionais e de coproduções em 2010; novela colombiana é a mais vista em 11 países

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DE SÃO PAULO

O Brasil é o líder em produção de ficção para a TV.

Pelo menos entre os países que formam a região ibero-americana: a América Latina mais Espanha, Portugal e EUA de público hispânico.

Com 49 títulos entre novelas, séries e programas especiais, está no primeiro lugar de um ranking feito pelo Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva.

O Obitel (obitel.net) abriga especialistas de universidades e do mercado de 11 países para mapear o que se produz na região desde 2008.

O anuário revela que a oferta de séries brasileiras tem aumentado, inflando a produção de conteúdo ficcional.

Com 12 títulos, o Brasil ocupa o segundo lugar, atrás só da Espanha, que tem mais do que o dobro de produções.

Já as novelas diminuíram no ano passado, por influência do SBT, que reduziu um horário dedicado a elas.

"É bom que a novela fique na berlinda, mas continua sendo o centro das atenções", opina a professora da USP Maria Immacolata Vassallo de Lopes, que coordena o Obitel e a pesquisa no Brasil. "Também dá fôlego a ela essa aproximação com o cinema. Diretores e autores transitam entre os dois gêneros."

AGUENTA, CORAÇÃO

Com 20 títulos, a Colômbia é onde se produz mais novelas. Brasil, México e EUA vêm em segundo.

É colombiano o maior sucesso de audiência no período. "A Corazón Abierto" converteu o roteiro da série "Grey's Anatomy" para uma novela. "Com novas estratégias de produção, foi a surpresa do ano", diz.

O relatório ainda evidencia o crescimento de parcerias. Cerca de 20% dos títulos foram coproduções -principalmente com grandes estúdios americanos, como Fox e HBO.

A partir do ano que vem, a TV paga vai ser incluída na pesquisa. Ela impulsionou a produção brasileira em 2010: foram 180% de crescimento em relação a 2009.

As tendências para 2012 são a internacionalização dos programas e uma maior interação com redes sociais.

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