Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

EDUARDO & JOAN

UM JANTAR PARA SUPLICY E JOAN BAEZ

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) telefona feliz da vida, anteontem, para a Folha. E confirma a notícia: ele vai jantar com a cantora americana Joan Baez no próximo dia 22. E, na noite seguinte, assistirá ao seu show em São Paulo, junto com os filhos, Supla, André e João.

-

Será um reencontro depois de 33 anos sem se verem. O petista estava tão feliz que declamou, em português, "Blowin' in the Wind", de Bob Dylan, para Clara Bastos, secretária da coluna. A canção, que Suplicy canta em quase todos os eventos aos quais comparece, é um dos hits do repertório de Baez.

-

"Quantas estradas um homem precisará andar/ Antes que possam chamá-lo de homem?/ Quantos mares uma pomba branca precisará sobrevoar/ Antes que ela possa dormir na areia?/ Sim, e quantas balas de canhão precisarão voar/ Até serem para sempre banidas?", disse Suplicy ao telefone.

-

Baez faz parte das dezenas de histórias pitorescas que cercam o senador. Na década de 80, numa visita ao Brasil, eles quase teriam namorado, não fosse o fato de o petista ter pedido antes autorização para sua então mulher, Marta Suplicy. Que teria negado.

-

A história não é bem assim, diz Suplicy. "Eu almocei com ela [Baez] no Copacabana Palace, no Rio. Depois fomos ao hotel Excelsior. No seu apartamento, ela me deu um beijo, bem forte. E só. Depois, contei para a Marta."

-

Na época, Baez, fundadora do Instituto Humanitas, visitava o Brasil. Suplicy, que era deputado estadual pelo PT, foi procurado para apresentar a cantora a Lula, que então presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. "Ela queria conhecer melhor como se desenvolvia no Brasil a batalha pelas liberdades democráticas e pelos direitos dos trabalhadores", diz Suplicy.

-

Lula logo viu que Suplicy gostava de Baez. "Ele brincava que eu a olhava de um jeito especial, de muita amizade. De fato, naquela época ficamos muito amigos."

-

À noite, Suplicy levou Baez para o Tuca, em São Paulo, onde ela faria um show. Chegando lá, souberam que a apresentação estava cancelada porque os organizadores não submeteram previamente à censura as músicas que Baez cantaria.

-

"Fiquei pasmo, assim como Joan Baez", conta Suplicy num e-mail enviado à coluna. "Ela estava tendo uma mostra de como funcionavam as nossas instituições, ao tempo do presidente João Batista Figueiredo."

-

O teatro estava lotado. "O pessoal ficou bravo", lembra Suplicy. "Eis que então ela sentou na plateia, ao meu lado, toda sorridente (...) e começou a cantar, em português, de Geraldo Vandré, Pra Não Dizer que Não Falei das Flores'." E, em seguida, "Blowin' in the Wind". "Então mais fortemente soou a sua bonita voz em defesa da liberdade, da justiça e da paz."

-

Eduardo Suplicy segue: "Soube que, pelas redes sociais, há alguns saudosistas da ditadura conclamando as pessoas para saírem às ruas no próximo dia 22 de março para se recordarem das Marchas com Deus pela Família e pela Liberdade que precederam o golpe militar".

-

"Que estejam todos conscientes que, como resultado, ficamos com as nossas liberdades restritas. Felizmente, dias 23 e 24 de março, vamos poder ouvir em SP as lindas canções que Joan Baez escolheu para recordar sua longa trajetória em busca da justiça e da liberdade."

-

Desta vez, diz, não haverá beijo. "Eu vou explicar pra ela que eu tenho namorada [a jornalista Mônica Dallari] e tudo", finaliza o senador.

-

TERAPIA DE ESPELHO

Dilma Rousseff vai convidar a presidente do Chile, Michelle Bachelet, para visitar o país no encontro que as duas devem ter na próxima semana, em Santiago. A brasileira pretende formar uma aliança simbólica: as duas são mulheres e lutaram contra a ditadura. Além disso, governariam num estilo moderado, diferenciando-se de outros países do continente --à esquerda (Venezuela e Argentina, entre outros) e à direita (Colômbia, entre outros).

ESPELHO 2
Como Dilma, a presidente chilena enfrentará desafios como uma forte demanda por mais qualidade dos serviços públicos depois de um período de crescimento e melhoria de vida da população. Terá que aumentar impostos numa fase de instabilidade econômica no mundo.

GIRO
Dilma deve também agendar viagem ao México nos próximos meses.

TEMPO AO TEMPO
E a presidente ainda não decidiu se autoriza a vinda de mais cerca de 3.000 médicos cubanos para o Brasil, além dos já anunciados. Quer mais detalhes da situação dos doutores já instalados em cidades brasileiras.

ENTRE PÁGINAS...
Jean Wyllys (PSOL-RJ) vai lançar um livro com textos com reflexões políticas e sociais. "Tempo Bom, Tempo Ruim" sai em abril pela editora Paralela, braço da Companhia das Letras. "Escrevo sobre meus pensamentos, as questões com as quais trabalho", diz o deputado federal.

...E CENAS
E Wyllys estreia em outubro no Canal Brasil um programa apresentado e roteirizado por ele. Com o título provisório de "Cinema em Outras Cores", a atração vai exibir filmes com temática LGBT feitos por diretores envolvidos na causa. "Vou conciliar as gravações com o lançamento do livro e a campanha de reeleição", conta.

AMIGO VELHO
Tony Bellotto, o escritor, vem aí com o seu detetive Remo Bellini em dose dupla. Além de uma "grafhic novel" ("Bellini e o Corvo"), ele pretende lançar mais um romance da série. "Isso se o novo disco do Titãs deixar", diz. Bellotto afirma que fazer a sinopse para o trabalho gráfico o fez retomar o prazer de mergulhar no personagem com o qual se lançou na literatura. "Foi como reencontrar um velho amigo."

É TUDO VERDADE
O documentário "Rio Sete", de Ana Paula Guimarães, tem pré-estreia hoje, às 20h, na Cinemateca, em SP. Rodado em Santa Catarina, o trabalho mostra as impressões de moradores de uma colônia alemã sobre a vida no campo. O filme faz parte da série "Majestades Anônimas", em que a diretora aborda histórias desconhecidas do grande público.

-

SAI DE MIM No ar como uma ex-viciada em "A Teia" (Globo), a atriz Juliana Schalch, 28, não leva a carga da personagem para casa: "Aprendi a separar as coisas"

-

CARNAVAL SEM "LEPO LEPO"

Rico Mansur e Ana Paula Junqueira foram à apresentação do DJ Jack-E no Café de La Musique, no Itaim, na terça-feira de Carnaval. O empresário e DJ Paulo Velloso, que também tocou na festa, foi acompanhado da top Caroline Bittencourt, com quem reatou namoro recentemente. Os atores Danton Mello e Miguel Rômulo também participaram do evento.

-

CURTO-CIRCUITO

Alexandra Richter estreia a comédia "Minimanual de Qualidade de Vida", hoje, às 21h30, no Teatro Jaraguá, na Bela Vista. 12 anos.

A banda Bixiga 70 faz show hoje e amanhã no Sesc Santo Amaro. 10 anos.

Alunos do Colégio I. L. Peretz, da Vila Mariana, iniciaram a 13ª edição do projeto de inclusão digital para jovens de Heliópolis.

A peça "Bola de Ouro" encerra temporada no Teatro Faap, hoje, às 21h. 12 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página