Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Música erudita

'Il Trovatore' evidencia bom elenco e evolução da Sinfônica Municipal

Ópera de Giuseppe Verdi em cartaz em São Paulo exibe cenários engenhosos e tem excelente direção cênica

SIDNEY MOLINA CRÍTICO DA FOLHA

A arte de criar personagens atinge um ponto alto em "Il Trovatore", de Giuseppe Verdi (1813-1901). Para além do texto, é a invenção sonora que dá vida a Manrico, Leonora, Conde de Luna e Azucena.

Sábado, na estreia da montagem do Theatro Municipal, um elenco de alto nível ofereceu matizes individuais aos homens e mulheres de Verdi.

O barítono Alberto Gazale deu ao Conde de Luna a melancolia de quem está cego pelo amor. E o ótimo tenor Stuart Neill sustenta a consciência enfeitiçada de Manrico.

A Leonora da soprano Susanna Branchini solicita a orquestra a seus pés. John Neschling topou os riscos que o acompanhamento exige, mostrou que a Sinfônica Municipal está em evolução.

A mezzo-soprano Marianne Cornetti deu densidade shakespeariana à cigana Azucena --turbada pelo fogo que queimou sua mãe e no qual ela mesma atirou seu filho.

"Il Trovatore" começa com elementos teatrais e musicais complexos e, talvez por isso, o primeiro ato --apesar da excelente direção cênica de Andrea De Rosa-- não teve a sincronia entre naipes orquestrais, solistas e coro conquistada ao longo da noite.

Em fase de transição, o Coro Lírico (agora preparado por Bruno Facio) também evoluiu no segundo ato e teve os melhores momentos nas duas seções finais. Engenhosos, os cenários de Sergio Tramonti fizeram bom uso da verticalidade do palco.

Tudo concorreu para o início do quarto ato: madeiras primorosas, interação total entre soprano e maestro na ária "D'Amor Sull'ali Rosee", timbre perfeito do coro longínquo no "Miserere".

É uma história contada de viés, com os sentidos transbordando das frases musicais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página