Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica romance

'Chateau Marmont' tece versão pálida do circo hollywoodiano

Novo livro da autora de 'O Diabo Veste Prada' narra efeito da súbita fama de um músico sobre a relação de um casal

É O Típico Livro Do Verão: Para Ler Sem Muita Atenção Na Praia E, Quem Sabe, Assistir Ao Filme De Mesmo Título No Ano Seguinte

TEREZA NOVAES
EDITORA-ADJUNTA DO “F5”

Um livro do "mesmo autor de um best-seller" inspira alguma confiança?

No caso de "Uma Noite no Chateau Marmont", deveria. Seu predecessor, "O Diabo Veste Prada", estreia da jornalista Lauren Weisberger, alcançou amplo sucesso nas livrarias e, depois, no cinema.

"O Diabo" foi inspirado na vida da autora, enquanto "Uma Noite" é ficção (ou seria enrolação?) pura.

A nutricionista Brooke Alter vive com o marido, Julian, em Nova York e sustenta a casa e as ambições artísticas dele por cinco anos -até que a sorte vira e ele se torna um grande nome da música.

Com o sucesso meteórico do marido, Brooke, consumidora de revistas de fofocas, passa a ser alvo delas. Paparazzi à espreita, notícias falsas e um verdadeiro escândalo tornam a vida da moça um pequeno inferno.

O livro, porém, concentra-se muito mais na crise do casal -causada sobretudo pela mudança radical de vida- do que nos bastidores da vida das criaturas "famosas".

Com exceção da descrição dos bastidores do Grammy, que parece bastante fiel, o livro repete aquilo que já sabemos por meio de revistas, sites e programas de fofoca.

ESCANDALOS

Neste caso, a ficção não chega nem perto do escândalo dos grampos telefônicos do "News of the World" -ou é novidade para alguém que fotógrafos fazem plantão diante da casa de qualquer um que esteja em destaque, seja político, músico ou jogador de futebol?

Outro personagem importante do livro é Nola, bem-sucedida executiva do mercado financeiro e devoradora de homens, roupas de grife e viagens incríveis, uma versão do estereótipo "solteira hedonista da cidade grande" (no caso, Nova York), que se tornou aparentemente obrigatório na vida contemporânea desde "Sex and the City".

Ela é a melhor amiga da suave Brooke e também serve de contraponto a seu estilo de vida e de escada para a choradeira desencadeadas pelas crises da fama.

A fatídica noite no Chateau Marmont, hotel símbolo da "joie de vivre" hollywoodiana, acontece do meio para o fim do livro, e a obviedade dos fatos decepciona.

O mesmo hotel serviu de inspiração para o filme mais recente de Sofia Coppola, "Um Lugar Qualquer" (2010), que mostra a vida vazia e sem sentido de um ator.

O cenário cinematográfico do hotel talvez não seja uma coincidência. "Uma Noite no Chateau Marmont" é o típico livro do verão americano/europeu: para ler sem muita atenção na praia e, quem sabe, assistir ao filme de mesmo título no ano seguinte.

UMA NOITE NO CHATEAU MARMONT

AUTOR Lauren Weisberger
EDITORA Record
TRADUÇÃO Fabiana Colasanti
QUANTO R$ 39,90 (496 págs.)
AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.