Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

DATA MARCADA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, decidirá na próxima semana se José Dirceu pode ou não ser autorizado a trabalhar fora do presídio da Papuda. Ele não pretende prolongar a questão, em discussão há cerca de um mês.

ÚLTIMA PALAVRA
Barbosa aguarda apenas manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o pedido de quebra de sigilo telefônico feito pela promotora Márcia Corrêa para saber se Dirceu falou ao celular de dentro do presídio. Depois disso, decidirá se a quebra é necessária ou se as investigações feitas até agora, que não comprovam que o petista falou ao telefone, são suficientes para encerrar o caso.

GERAL
A iniciativa da promotora gerou polêmica e surpreendeu ministros do Supremo: o requerimento dela atinge aparelhos usados no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no próprio STF.

EXCLUSIVO
Ao contrário do que ocorreu com outros condenados do mensalão, o caso de Dirceu foi parar de novo nas mãos de Barbosa porque falar ao telefone do presídio é falta grave. Pode resultar até na regressão do regime a que ele foi condenado, de semiaberto para fechado. E só o ministro tem a prerrogativa de decidir sobre essa alteração.

ASSINATURA
E o deputado João Paulo Rillo, líder do PT na Assembleia Legislativa de SP, está convidando juristas e personalidades para manifestação em favor de Dirceu --ou, como diz sua assessoria, "em defesa do Estado democrático de Direito". O ator José de Abreu, que fez duras críticas a Lula e a Dilma Rousseff por julgar que eles não defendem o condenado, também foi convidado.

REMETENTE
A USP sofreu mais uma derrota na Justiça e terá que devolver cerca de R$ 1 milhão aos herdeiros do banqueiro Pedro Conde. Eles tinham doado o dinheiro, em 2009, para reformas em um auditório da Faculdade de Direito do largo São Francisco. Em troca, a escola batizou o local com o nome de Conde. Um ano depois, a direção da faculdade mudou, e a homenagem foi desfeita.

REMETENTE 2
A USP, em sua defesa, alegou que o batismo não era contrapartida obrigatória à doação. Foi condenada em 2012. Recorreu ao Tribunal de Justiça de São Paulo --que agora manteve a sentença anterior, obrigando-a a devolver o dinheiro.

ARCO-ÍRIS
Atriz da série "Orange Is the New Black", Lea DeLaria vai participar da Parada Gay de São Paulo, no próximo dia 4. A americana, que faz a personagem Big Boo, é lésbica e ativista da causa LGBT. A vinda dela também é para promover a segunda temporada da história, que estreia em 6 de junho no Netflix.

TELA CURTA
Convidado por Carlos Saldanha para integrar a trilha de "Rio 2", Milton Nascimento passou cinco dias em Los Angeles gravando, mas no corte final sua voz aparece em uma cena bem curta. Em conversa com amigos, o cantor se mostra magoado por não ter sido nem ao menos avisado. Seu empresário, João Mário Linhares, diz que o combinado era fazer só uma música. No entusiasmo, gravaram cinco. "Mas a participação foi muito pequena", admite.

ABAIXA O SOM
O empresário e apresentador Alexandre Youssef ainda não sabe se reabrirá a casa noturna Studio RJ, no Arpoador. O local, que foi fechado depois de vizinhos terem reclamado do barulho, passa por reforma. "Vai depender de quanto tudo isso custará", diz ele.

-

SEM BATER CONTINÊNCIA

Alexia Dechamps e Guilhermina Guinle participam dos filmes da campanha Tamuaté-aki (lê-se "tamo até aqui"), que será lançada na terça. Marcos Prado, sócio de José Padilha, dirige as peças publicitárias e é um dos criadores do movimento Uma Gota no Oceano, que defende os índios e outras causas ambientais.

-

Em 2011, Prado dirigiu um vídeo contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte que também juntava artistas globais como Wagner Moura e Juliana Paes. O protesto já foi visto por 1 milhão de pessoas no YouTube.

-

SINFONIA DE PANELAS

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participou de jantar oferecido pelo barítono Ambrogio Maestri, anteontem, no National Club, no Pacaembu. O maestro John Neschling foi um dos convidados para experimentar as iguarias típicas da culinária italiana, assim como José Luiz Herencia, diretor do Theatro Municipal.

É PÁSCOA!

Os atores Carlos Casagrande e Claudia Raia foram os mestres de cerimônias em leilão beneficente promovido pela Ferrero Rocher, anteontem, no shopping JK Iguatemi. O evento, que arrecadou fundos para a ONG Banco de Alimentos, contou com a participação da galerista Anita Schwartz e do estilista Fause Haten. A atriz Thammy Gretchen também esteve no local, acompanhada de sua namorada, Andressa Ferreira.

-

CURTO-CIRCUITO

Chico Carvalho, vencedor do Shell, reestreia "Ricardo 3º", hoje, às 20h30, no Centro Cultural SP. 12 anos.

A Indie Party faz edição especial com músicas do Foster the People, hoje no Cine Joia, às 23h. 18 anos.

O musical "Jesus Cristo Superstar" terá sessões extras hoje e na segunda, no Ohtake Cultural. 12 anos.

O Campeonato Paulista de Vela, com a participação de Lars Grael e Reinaldo Conrad, começa hoje, na represa de Guarapiranga.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página