Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

São Paulo é cidade-tema na Feira do Livro de Buenos Aires

Evento aberto hoje receberá 97 escritores da periferia paulistana

LÍGIA MESQUITA DE BUENOS AIRES MARCO RODRIGO ALMEIDA DE SÃO PAULO

São Paulo é a cidade-tema da 40ª edição da Feira do Livro de Buenos Aires, que começa hoje e vai até o dia 12 no espaço da La Rural, na capital argentina.

Entre os destaques estão as estrelas internacionais Quino, Paul Auster e J. M. Coetzee. Autores respeitados no Brasil, como Ferréz, Reinaldo Moraes, Marçal Aquino e Luiz Ruffato, estarão presentes, mas as "grifes" não são a aposta da delegação do país.

A principal atração do estande da capital paulista são os 97 escritores da periferia da cidade e os saraus promovidos por organizações como a Cooperifa, de Sérgio Vaz.

Responsáveis por montar a programação com a organização da feira, a Biblioteca Mário de Andrade e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo fizeram um recorte contemporâneo da produção cultural paulistana.

"Buscamos o que tem de novo e forte: os saraus da periferia. Eles surgiram na ausência de aparelho estatal de cultura, e de lá surgiram autores incríveis como Sérgio Vaz, Binho, Pezão, Zinho Trindade. Eles fazem uma poesia vibrante, forte. Eles são a São Paulo do século 21", diz o comitê curatorial da Biblioteca Mário de Andrade.

A diretora da Feira do Livro portenha, Gabriela Adamo, afirma que ficou surpresa ao descobrir a existência de uma "literatura típica" da capital paulista.

"Queremos que os leitores argentinos e brasileiros se conheçam mais, troquem experiências. Buenos Aires também tem uma cultura de autores de bairros mais afastados, será uma boa interação", afirma ela.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página