Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cinema

Matt Damon protagoniza trama de superação

'Compramos um Zoológico' tem direção de Cameron Crowe, de 'Jerry Maguire'

Longa mostra jornalista que tenta reconstruir vida após ficar viúvo; Scarlett Johansson também está no elenco

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

O diretor Cameron Crowe, o mesmo de "Quase Famosos" (2000) e "Jerry Maguire" (1996) (e do menos bem-sucedido "Tudo Acontece em Elizabethtown", de 2005), volta à carga com a comédia "Compramos um Zoológico", que estreia no Brasil hoje.

Assim como no sucesso estrelado por Tom Cruise nos anos 1990, o enredo de "Compramos um Zoológico" se debruça sobre uma grande virada e conta com uma galeria de crianças adoráveis. Mas, se no outro filme o bordão era "show me the money" (mostre-me o dinheiro), aqui o mote é "por que não?".

O longa narra a trajetória de Benjamin Mee (Matt Damon), o titular de uma coluna sobre aventuras de um jornal de Los Angeles.

Depois que sua mulher morre, o jornalista abandona o emprego e tenta reconstruir a vida ao lado dos dois filhos -um adolescente em conflito e uma garotinha de sete anos.

Ao mesmo tempo em que reorganiza a rotina familiar, assume a tarefa de reabrir um zoológico, fechado há tempos ao público e administrado por Kelly Foster (Scarlett Johansson).

O filme é baseado em uma história real. O verdadeiro Benjamin Mee, colunista do diário inglês "The Guardian", decidiu deixar a região sul da França para comprar um zoológico em Devon, no Reino Unido.

Alguns meses depois da inauguração, sua mulher morreu de câncer -no filme, a compra só se concretiza depois da morte de Katherine.

Mee relatou a experiência no livro "Compramos um Zoológico: A Incrível História de uma Jovem Família, Um Zoológico em Pedaços e de 200 Animais que Mudaram Suas Vidas para Sempre" (ed. Objetiva, 232 págs., R$ 29,90).

CLICHÊ

Crowe constrói seu filme a partir de um receituário consagrado: bichos, crianças, discussão sobre eutanásia, morte, e a dupla viúvo charmoso/mocinha lutadora capitaneando uma história bem-sucedida de superação.

Os ingredientes eram tão tradicionais que Matt Damon conta que teve de ser convencido a fazer o longa. "Minha preocupação era que tudo acabasse enveredando pelo clichê, mas Crowe me assegurou: 'Não se preocupe, não vou fazer a versão ruim desse filme'."

Damon diz que a vontade de trabalhar com o diretor determinou a escolha. "Cameron tende a ser muito bom em trabalhar na vizinhança do clichê sem cair nele."

TRILHA DE GRIFE

Crowe afirma que a decisão de fazer o filme envolveu coragem e risco, apesar da sinopse aparentemente banal. "Minha ideia foi combinar todos esses elementos de uma forma que resultasse arejada, nova."

A música é peça-chave nesse esforço de Crowe -como já ocorrera na fantasia adolescente setentista "Quase Famosos". A trilha sonora é assinada pelo islandês Jónsi, líder do grupo indie Sigur Rós.

Segundo Scarlett Johansson, "Compramos um Zoológico" abre uma nova etapa em sua carreira. "Estou ficando mais velha [ela tem 27 anos] e buscando personagens que sejam menos ingênuos e mais estabelecidos, maduros."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.