Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arquitetura japonesa de Kuma é tema de livro

Obras são inspiradas na cultura oriental

DE SÃO PAULO

O arquiteto japonês Kengo Kuma, 57, é tema do 18º e último livro da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas no próximo dia 1º de janeiro.

Kuma é um dos principais expoentes da arquitetura contextualista -que busca na tradição e cultura do lugar os valores que orientam a produção.

Suas obras abrangem design de pequenos objetos, projeto de pavilhões para instalações temporárias e de edifícios até planos urbanísticos.

Kuma estudou na Columbia University, em Nova York, e fundou em Tóquio o Spatial Design Studio. Em 1990, ele abriu o escritório Kengo Kuma & Associates.

Uma das obras de destaque do arquiteto é o complexo Ginzan Onsen Fujiya Obanazawa (2002-2006), na cidade de Yamagata. O complexo inclui um hotel de quatro pavimentos em uma região com outros 20 ryokan (hotéis japoneses tradicionais). O espaço foi reorganizado pela inserção de um átrio central, circundado por uma divisória feita com feixes de bambu (sumushiko).

Uma janela semitransparente chamada dalle de verre, usada já na época medieval, constitui o único elemento translúcido que lembra o tradicional papel-arroz washi e tem a função de fazer a conexão com o exterior.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.