Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

ANDAR DE CIMA

Os advogados de José Dirceu (PT-SP) apresentam hoje denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Pedem que o Estado brasileiro seja investigado por desrespeito aos direitos humanos do petista no processo do mensalão.

ALTERNATIVA
Eles alegam que Dirceu foi julgado em instância única (ou seja, só pelo Supremo Tribunal Federal), o que definem como "grave violação" à Convenção Americana de Direitos Humanos. "Não restou outra alternativa", afirmam os advogados José Luis Oliveira Lima e Rodrigo Dall'Acqua, "senão bater às portas dessa comissão".

DOSE DUPLA
O documento sustenta ainda que o tratamento aos réus do "mensalão do PT" foi diferente daquele dado pelo Supremo aos do "mensalão tucano". Depois da renúncia de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), o caso foi encaminhado à primeira instância, o que garantirá a ele o duplo grau de jurisdição.

SIMBÓLICO
A possibilidade de réus recorrerem a organismos internacionais foi discutida entre os próprios ministros do STF durante o julgamento do mensalão. Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes sempre frisaram que a Corte Interamericana não pode interferir nem modificar decisões judiciais do Brasil. Celso de Mello tem o mesmo entendimento, mas alertava que ela pode abrir processo contra o país, numa punição simbólica.

NA FOTO
Evan Spiegel, o criador do aplicativo Snapchat, está se programando para passar dois dias no Brasil no fim do mês. Entre outros programas, quer conversar com a presidente Dilma Rousseff.

ZUMBIDO
A chef Danielle Dahoui está alertando amigos sobre a dengue, com mensagens no WhatsApp e no Instagram, depois de Noáh, 9, filha dela com o ex-jogador Raí Oliveira, ter sido contaminada. "São Paulo e o Brasil estão com um surto, já que os governantes brasileiros estão ocupados enriquecendo com a Copa", escreveu. À coluna, Dahoui se diz indignada com "as obras superfaturadas para o Mundial, enquanto há gente morrendo por uma doença pré-histórica".

ZUMBIDO 2
A dengue está entre os perigos apontados pelo governo dos Estados Unidos para os americanos que virão para a Copa. O mal "é comum no Brasil", segundo guia do Centro para Controle e Prevenção de Doenças. O órgão oficial recomenda usar repelentes contra mosquitos.

DIPLOMACIA
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) vai propor ao governo a criação de postos de adidos de indústria e comércio em embaixadas do Brasil no exterior. Eles trabalhariam com temas como acesso a mercados, mapeamento de barreiras às exportações e oportunidades de negócios e investimentos.

SATISFACTION
Entre as curiosidades dos clubes de swing pelo mundo reunidas por Marcos Nogueira no livro "A Sociedade Secreta do Sexo" (ed. LeYa) está o encontro do autor com Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones. Na obra, que será lançada no dia 21, o músico é retratado em uma festa, trajando apenas cuecas brancas, bebendo uísque e conversando em uma rodinha de homens e mulheres de meia-idade.

ROUPA DE JOGO
O estilista Ricardo Almeida foi chamado por três canais de TV para produzir ternos e blazeres para comentaristas, narradores e repórteres na Copa. Na Globo, fez roupas sob medida para Galvão Bueno e Arnaldo Cezar Coelho. "Não dá pra ser muito fashion, mas a ideia era fazer uma coisa mais moderna e ajustada." As peças custam a partir de R$ 2.000. Fez também para a Fox e SporTV.

-

SOMOS TÃO JOVENS

O baterista Marcelo Bonfá (ex-Legião Urbana), com a participação do também músico Paulo Ricardo e do produtor Carlos Trilha, fez show no segundo dia do Festival CCBB de Música Urbana, anteontem, no vale do Anhangabaú. O cantor Nando Reis e a banda Plebe Rude, do vocalista e guitarrista Clemente, foram outras atrações do evento. A estilista Ana Luiza Teixeira e a cantora Nay Carvalho estiveram na plateia.

TANTAS EMOÇÕES

O ex-piloto Emerson Fittipaldi assistiu ao show de Roberto Carlos em homenagem ao Dia das Mães, na sexta (9), ao lado da mulher, Rossana. Também estiveram no evento, no Espaço das Américas, na Barra Funda, os apresentadores Solange Frazão e Edu Guedes, que foi com a namorada, a dermatologista Thaís Jerez.

-

CURTO-CIRCUITO

O Show de Talentos, organizado por Maria Pia Trussardi, é hoje, no teatro Alfa.

A Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras promovem hoje debates e entrega de medalhas.

A revista "Wish Casa" faz festa de aniversário no Cartel 011, em Cerqueira César.

O chef Jefferson Rueda abre hoje temporada de chocolate no Attimo.

Rodrigo Tavares, assessor para Assuntos Internacionais do governo de SP, faz palestra hoje em Paris.

Marco Luque, ator e apresentador, participa hoje do Café Acadêmico da USP.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página