Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

PONTO A PONTO

O ator Leonardo DiCaprio promete temporada memorável na Copa no Brasil. Ele planejava ontem desembarcar no país num jato particular com amigos milionários dos EUA. O plano era ficar hospedado num iate ancorado no Rio. E chegar de helicóptero a SP, para ver a abertura no Itaquerão.

PRA DEPOIS
Pelé desistiu de lançar antes da Copa a música que compôs para o Mundial. A canção chegou a ser finalizada, em parceria com o maestro Ruriá Duprat, mas não deu tempo de gravar o clipe. "Se o Brasil for campeão, aí talvez a gente faça o lançamento", diz o também produtor.

BALANÇA...
O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar hoje ação que pode mudar o número de deputados de vários Estados brasileiros a partir de 2015. Caso a lei em análise seja considerada constitucional, Minas Gerais passa de 53 para 55 parlamentares, o Ceará passa de 22 para 24, o Pará, de 17 para 21, Santa Catarina, de 16 para 17, e Amazonas, de 8 para 9.

...E CAI
Paraíba e Piauí perdem dois parlamentares cada um. E outros seis Estados perdem um deputado em suas respectivas bancadas (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Espírito Santo e Alagoas). São Paulo segue com os mesmos 70.

O GRITO
A ação de inconstitucionalidade contra a regra foi movida pelo Estado do Espírito Santo, que contesta a possibilidade de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) calcular a representação de cada unidade da federação de acordo com atualizações estatísticas do IBGE.

DISPERSÃO
Uma pedra apareceu no caminho da candidatura de José Serra (PSDB-SP) ao Senado: a possibilidade de os vários partidos que apoiam a reeleição de Geraldo Alckmin ao governo de SP lançarem seus próprios candidatos ao parlamento.

TODOS POR UM
Serra queria todas as legendas unificadas em torno de seu nome, para evitar divisão de tempo de TV e votos. Campos Machado, do PTB, já avisou que a candidatura de sua mulher, Marlene, é irreversível. O PSC também diz que vai lançar um nome.

BIBLIOTECA
Serra até procura estudar resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de 2010. Ela diz que a coligação que apoia o candidato ao governo (no caso, Alckmin) deve se repetir para o nome ao Senado. Se um dos partidos se desgarrar, no entanto (no caso, o PTB de Machado), todos os outros (no caso da coligação que apoia Alckmin, PSB, PSC e PPS) poderiam lançar nomes ao Senado.

IOIÔ
É por essas e outras que o nome de Serra tinha voltado a circular ontem como possível vice de Aécio Neves.

É TUDO VERDADE
A Oficina Literária da Flip 2014 vai homenagear o cineasta Eduardo Coutinho, morto em fevereiro. Para falar sobre a obra do documentarista foram convidados os cineastas João Moreira Salles e Cacá Diegues e Charles Ferguson, ganhador do Oscar de melhor documentário. A oficina acontece entre 31 de julho e 2 de agosto, em Paraty.

RODA VIVA
Tomie Ohtake recebeu proposta de uma montadora japonesa para pintar um dos carros do novo modelo que a multinacional vai lançar. "Ela ainda está decidindo se aceita", diz Ricardo Ohtake, filho da artista centenária. Se ela topar, o veículo será usado em ações promocionais e depois deve ir para um museu em Sorocaba, no interior de São Paulo.

-

CALIFÓRNIA DREAM

Carolina Filgueiras, 36, fez cinema em Los Angeles e trabalhou como produtora em agências que cuidam da carreira de astros como Sharon Stone e Al Pacino. "Eu me descobri nessa área."

-

De volta ao Brasil, após uma década fora, ela acabou no ramo de hotelaria, que estudou na Suíça e praticou em hotéis em Londres e na Disney, antes de se dedicar ao Emiliano, em SP, de sua família. Ali, reuniu o estilo saudável da Califórnia e o glamour de Hollywood em uma linha de produtos que criou para o spa.

-

INVASÃO MAIA EM SP

A ministra Marta Suplicy e o prefeito Fernando Haddad se encontraram na abertura da exposição "Mayas: Revelação de um Tempo sem Fim", anteontem, na Oca. A curadora da mostra, Mercedes de la Garza, recepcionou no local os secretários municipal e estadual de Cultura, Juca Ferreira e Marcelo Araujo, respectivamente. O arquiteto Ricardo Ohtake, a diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani, e o secretário municipal de Educação, Cesar Callegari, também passaram por lá.

E O PRÊMIO VAI PARA...

A arqueóloga Niéde Guidon foi a vencedora do Prêmio FCW, oferecido pela Fundação Conrado Wessel, na categoria cultura, anteontem. A cerimônia, na Sala São Paulo, também marcou a premiação dos fotógrafos Gilvan Barreto e Roberta Pereira Santana. O ex-ministro e presidente da Fapesp (Federação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP), Celso Lafer, foi um dos convidados para o evento.

-

CURTO-CIRCUITO

A Nação Zumbi faz show de lançamento de disco hoje, a partir das 22h, na Audio SP. 18 anos.

Oscar Mikail faz festa hoje, às 19h, em seu espaço na Casa Cor.

Adriana Bozon e Nelson Alvarenga recebem convidados em casa para jantar de Dia dos Namorados.

O Nakata.net, espaço para ver a Copa, será inaugurado hoje no Octavio Café.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página