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Pela primeira vez em CD, Zimbo Trio lança discos iniciais

RONALDO EVANGELISTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O baterista Rubinho Barsotti e o contrabaixista Luiz Chaves eram dois músicos com alta quilometragem na noite paulistana e tinham coleções de prêmios de melhores instrumentistas do país.

O pianista Amilton Godoy era um jovem de formação erudita recém-chegado do interior. Quando os três se juntaram para criar o Zimbo Trio, em 1963, nascia uma das mais importantes formações instrumentais brasileiras.

Agora, quase 50 anos depois, estão sendo relançados pela primeira vez em CD os seis primeiros álbuns do Zimbo -obras-primas remasterizadas e com faixas bônus- pela gravadora Discobertas.

Com arranjos intrincados, cheios de intenções modernistas e vigor criativo, os três primeiros discos são os três primeiros clássicos, com formato de trio.

Nos seguintes, surgem ousadias com arranjos de metais e cordas. Em tudo, o repertório 100% nacional.

"O Zimbo foi o primeiro grupo que desde o primeiro disco só se dedicou à música brasileira", remonta o pianista Amilton Godoy.

"Conheci o Rubinho e o Luiz como músicos de jazz. Eram improvisadores, mas isso também é característica da música brasileira. Dávamos destaque para compositores como Baden, Chico, Gil e percebemos que não precisávamos mais recorrer à música americana", completa.

Não era exatamente bossa nova, mas se aproveitava de sua riqueza rítmica e harmônica para criar versões aceleradas e extrovertidas.

SUCESSO NACIONAL

Em pouco tempo, os discos se tornaram sucesso e o trio ficou famoso em todo o país.

Na manga, eles traziam outra revolução: trocar o universo dos clubes e bares pelo circuito de teatros, festivais de jazz e programas de televisão.

"A ideia era fazer música de qualidade que não fosse apenas fundo de conversa de boate", lembra o pianista. "Não queríamos nos apresentar em troca de dose de uísque. Queríamos tocar em teatros, o que era algo audacioso demais para a época."

E assim foi: enquanto gravavam seus primeiros discos e se apresentavam em espaços nobres pelo país e fora dele, tinham ainda tempo para acompanhar Elis Regina no programa "O Fino da Bossa".

Princípios de uma música pop brasileira, com influências jazzísticas e toda sua gama de particularidades.

"Dos elementos que formam a música brasileira, a influência negra é a mais importante, como no jazz americano", observa o músico.

"Nosso folclore se enriqueceu demais com a miscigenação. Quando procurávamos um nome, fomos até a Biblioteca Mário de Andrade e resolvemos olhar em um dicionário afro-brasileiro. Encontramos 'zimbo', que é uma antiga moeda do Congo, trazida aqui com sentido de sorte, felicidade e sucesso."

A seriedade de formações americanas como o Modern Jazz Quartet. A influência da música erudita europeia. Sonoridades africanas e grandes canções brasileiras.

Com suas referências especiais e nascido em um momento único, o Zimbo Trio e seus primeiros discos são um pedaço da história da noite de São Paulo, do jazz nacional e sobretudo da música brasileira.

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