Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) - marco.almeida@grupofolha.com.br

O prêmio sumiu

Há dois meses os vencedores e jurados do Prêmio Brasília de Literatura esperam em vão por seus pagamentos. O anúncio oficial dos ganhadores aconteceu no dia 17 de abril. Segundo o edital, o prêmio do vencedor de cada categoria (R$ 30 mil) seria pago até 30 dias depois da apresentação de notas ficais e documentos. A Secretaria de Cultura do Distrito Federal disse que o atraso ocorreu porque os premiados demoraram a entregar os dados. Vários autores, no entanto, afirmam que enviaram toda a documentação há mais de um mês, alguns reclamam que até já pagaram impostos sobre o valor, e continuam sem receber. Dizem ainda que a data do pagamento foi remarcada diversas vezes e que os organizadores não respondem e-mail nem telefonemas. Entre os premiados estão Noemi Jaffe (conto), o colunista da Folha Antonio Prata (conto) e Mário Magalhães (biografia). Procurada pela Folha, a secretaria informou que o dinheiro estará disponível na próxima semana na conta dos autores com a documentação em dia.

-

// Um Rimbaud brasileiro

O tradutor Pedro Sette-Câmara viaja para a Europa em julho para coletar material sobre o poeta Bruno Tolentino (1940-2007), tema da biografia que publica pela Record em fins do ano que vem.

Não deve faltar assunto ao biógrafo. Tolentino era amigo do poeta W.H. Auden, foi preso por porte de drogas na Inglaterra e esteve envolvido em querelas intelectuais com os irmãos Haroldo e Augusto de Campos.

"A principal dificuldade é encontrar um equilíbrio entre a vida folhetinesca do Bruno e, digamos, sua história intelectual. Rimbaud foi poeta e depois traficante de armas; Bruno Tolentino foi poeta e traficante ao mesmo tempo", conta o biógrafo.

// O mapa da mina

O historiador britânico Jerry Brotton reinterpreta a trajetória da humanidade em "Uma História do Mundo em Doze Mapas", que a editora Zahar lança em julho.

Brotton analisa de que maneira cada um deles refletiu nossa visão da realidade.

Um dos destaques é o mapa de Martin Waldseemüller (1507), o primeiro a dar nome e mostrar a América como um continente separado.

// Curta os livros!

A editora Cosac Naify e o canal Curta! (56 da NET) estreiam nesta segunda (dia 23) uma série de microprogramas sobre livros. Com duração de um a dois minutos, os vídeos serão exibidos diariamente, em horários variados.

Na estreia, a editora Isabel Lopes Coelho e a designer Flávia Castanheira comentam a nova edição de "Mary Poppins" recém-lançada pela Cosac.

-

Gabo "Cem Anos de Solidão", clássico de Gabriel García Márquez de 1967, volta às livrarias em julho com nova capa e tiragem de fôlego: 8.000 exemplares. A procura pelo livro disparou depois que o escritor colombiano morreu, em abril.

Gabo 2 Nesses dois meses, a editora Record já vendeu 15 mil exemplares de "Cem Anos", que entrou para diversas listas dos mais vendidos. Ao todo, as vendas do romance no Brasil chegam a quase 500 mil livros.

Humor bárbaro Primeiro livro de Jaguar, "Átila, Você É Bárbaro" (1968) será reeditado pela Sesi-SP Editora. O livro reúne desenhos e textos cáusticos do cartunista sobre política e religião, entre outros temas. O prefácio é de Paulo Mendes Campos.

Humor bárbaro 2 O lançamento será no dia 30 de julho, durante a abertura da Flip. Jaguar é um dos convidados da festa literária de Paraty e vai relembrar sua relação com Millôr, homenageado do evento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página