Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

2012 pode até superar o frenesi desta temporada

Há chances de que 2012 supere o frenesi de shows internacionais deste ano no Brasil. De saída, dois novos festivais de pop e rock engordam o cardápio.

Em abril, o Lollapalooza acontece no Jockey Club de São Paulo, com Foo Fighters encabeçando uma lista de 22 atrações internacionais (e 20 nacionais).

No mês seguinte é a vez do Sonar, festival itinerante que começou há duas décadas em Barcelona. Sem line-up totalmente fechado, terá como atrações principais Björk e Justice.

A baixa no calendário 2012 é o Rock in Rio, que só volta em 2013 -para, provavelmente, transformar-se em evento anual.

Entre os show internacionais no Brasil, o jazz pode não ter dado, em 2011, o mesmo salto qualitativo do pop -foram 81 artistas nesta temporada, contra 71 no ano passado-, mas a qualidade do som foi animadora.

Além do BMW Jazz Festival, com Marcus Miller, Joshua Redman, Wayne Shorter e Sharon Jones, entre outros, o ano teve ótimos shows, de John Pizzarelli a Mulatu Astatké.

A lista foi bem eclética, da canção enxuta e comportada da americana Natalie Cole ao furacão musical do baixista camaronês Richard Bona.

Um estilo que praticamente sumiu do mapa dos show internacionais no Brasil foi a música country. Mesmo os grandes rodeios, que em outros anos trouxeram muitas estrelas americanas, optaram por nomes brasileiros.

Luan Santana e Paula Fernandes tomaram a vaga, reflexo da aceitação do sertanejo universitário. (TM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.