Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Teatro

Nelson Rodrigues invade palcos em 2012

Centenário do autor será marcado por novas montagens de peças famosas, além de inspirar musical e escola de samba

"Os Sete Gatinhos" será encenado no Rio e em São Paulo; o romance "O Casamento" também terá versão teatral

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

As comemorações do centenário de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues, celebrado em 2012, já começaram e se estendem pelo ano que vem inteiro.

A festa atinge -literalmente- dimensões carnavalescas: no Rio, o dramaturgo tornou-se até tema de escola de samba, recebendo homenagem da Viradouro.

Nos palcos, o autor, que morreu em 1980, será celebrado com montagens de suas peças, criadas por alguns dos mais renomados artistas do país, como Marco Antônio Braz e Christiane Jatahy.

E não só peças. O romance "O Casamento" ganha versão encenada, numa parceria entre os grupos Bendita Trupe e Teatro Promíscuo, que também batalha com a Funarte uma publicação bilíngue (português e espanhol) de suas obras teatrais completas.

Em 2012, o autor inspirará ainda um musical("O Beijo no Asfalto", com direção de João Fonseca, composições e atuação de Claudio Lins).

Não poderia ser diferente. Antunes Filho, um dos principais nomes do teatro brasileiro nos últimos 50 anos, diretor que foi pioneiro ao vislumbrar Nelson Rodrigues como um autor trágico e não de costumes ou melodramático, divide a dramaturgia do país entre pré e pós Nelson.

"Ele é o maior escritor de teatro do Brasil", disse o encenador à Folha.

Marco Antônio Braz define o trabalho do dramaturgo como revolucionário. "Sua obra foi transformadora, na forma e no conteúdo, e absolutamente necessária para compreensão do Brasil, do brasileiro e do ser humano em si -e não de uma determinada classe e seus costumes, como já se pensou."

"O que Nelson traz à tona", completa Braz, "é lama, dejeto e sombra, tudo que pretendemos esconder em detrimento da pureza de uma idealização moral."

Braz, em São Paulo, e Christiane Jatahy, no Rio de Janeiro, dedicam a Nelson Rodrigues duas ocupações, nas quais diversas obras do autor são relidas, entre elas "Os Sete Gatinhos".

A versão carioca da peça estreia em janeiro, com concepção da coreógrafa Dani Lima, fundadora e ex-integrante da Intrépida Trupe. Em fevereiro "Os Sete Gatinhos" estreia em São Paulo, com direção de Nelson Baskerville e Renato Borghi no elenco.

Baskerville também apresenta em janeiro, dentro da ocupação de Braz, a segunda parte de "17 x Nelson", sua radiografia para os 17 textos teatrais do autor.

A peça ganha o subtítulo "A Nudez Feia da Família Brasileira". Para o encenador, ninguém conheceu melhor a família brasileira do que Nelson Rodrigues.

"Nelson desvenda a família como sendo, ao mesmo tempo, ninho de conforto e foco de neurose do indivíduo", explica ele, que faz do autor um personagem em cena, conduzindo as histórias amalgamadas.

A lista de encenações de Nelson Rodrigues para 2012 é grande. Destacam-se ainda obras como "Vestido de Noiva", dirigido por Jatahy em fevereiro, "Senhora dos Afogados", montagem carioca que deve estrear na cidade no ano que vem, concebida por Ana Kifouri -que também planeja montar "A Serpente" em 2012.

Alexandre Heinecke se propôs uma dobradinha: encenar "A Mulher sem Pecado" e "Viúva, porém Honesta" ao mesmo tempo e com o mesmo elenco. A previsão de estreia é agosto, mês de aniversário de Nelson.

O Grupo Gattu, que já montou cinco peças do dramaturgo, tem planos de fazer uma mostra de repertório. Começa em janeiro reestreando "A Serpente".

O ator Milhem Cortaz se prepara para protagonizar "Boca de Ouro", com direção do Ivan Feijó.

Veronica Fabrini, diretora da Boa Companhia, que tem seu doutorado em Nelson Rodrigues, busca recursos para apresentar "A Falecida", montagem em que participou no Chile como atriz recentemente, com atores de três nacionalidades.

Nelson Rodrigues, quem diria, virou unanimidade. Ou quase: afinal, como ele dizia, toda unanimidade é burra.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.