Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Mônica Bergamo

-

SIMPLES E DIRETO

Joaquim Barbosa não fará qualquer discurso, declaração ou balanço hoje, quando presidirá pela última vez uma sessão do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele já anunciou que se aposenta neste mês.

TEMPO CURTO
"O que eu fiz em 11 anos de Supremo é público e está disponível para quem quiser pesquisar", afirma Barbosa. Ele deve abrir a sessão pela manhã e encerrá-la no máximo ao meio-dia.

FORMAL
A formalização da aposentadoria de Barbosa depende de decreto da presidente Dilma Rousseff, conforme as regras que regem o funcionamento do STF.

DE OLHO NA COPA
Num primeiro momento, o ministro pretende entrar de férias. E deve ficar no Brasil pelo menos até o fim da Copa do Mundo.

CASO RARO
Candidato a vice-presidente na chapa de Aécio Neves (PSDB-MG), o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) é um dos raros políticos brasileiros que defendem de forma clara a descriminalização do aborto, tema quase sempre explorado em eleições. "Além do drama pessoal, nós vamos defender que a mulher seja presa?", disse ele à coluna há alguns dias, mantendo a sua posição histórica sobre o tema.

CASTIGO
No debate da reforma do código penal, em 2013, Nunes disse no Senado: "O aborto já é um castigo terrível para as mulheres que são levadas a praticá-lo. Inclusive, e sobretudo, nas condições deploráveis em que a grande maioria das mulheres pobres deste país, quando chegam à conclusão de que não têm condições de arcar psicologicamente, materialmente, culturalmente, com a criação de um filho sob sua exclusiva responsabilidade, decidem pela interrupção da gravidez".

CASTIGO 2
Nunes diz que sua posição foi consolidada quando trabalhava como defensor público em SP. Entre as várias pessoas de baixa renda que defendeu estava uma empregada doméstica que abortou, quase morreu de infecção e ainda teve que responder a um processo criminal.

ESTRELAS
No palco da convenção do PRB, anteontem, ao lado de candidatos a deputado como os cantores Sérgio Reis e Sula Miranda, o empresário Alvaro Garnero e o ex-BBB Kleber Bambam, Celso Russomanno anunciou Marlene Campos Machado, mulher de Campos Machado e candidata ao Senado pelo PTB, como Marlene Mattos --nome da ex-empresária de Xuxa. Ele riu e corrigiu o erro.

ESTRELAS 2
A ausência de Geraldo Alckmin era atribuída a uma afonia. Mas o governador apareceu minutos antes do fim do evento. E discursou: "O PRB, na defesa, é como Júlio César e, no ataque, é como Neymar".

HAJA CORAÇÃO
Fernanda Montenegro, 84, assistiu a seu primeiro jogo da Copa no sábado, no Mineirão, no confronto entre Brasil e Chile. Ela, que estava acompanhada da filha, Fernanda Torres, do genro, Andrucha Waddington, e do casal Gilberto e Flora Gil, teve o pai de Neymar como vizinho na área VIP.

PAUSA
Gilberto Gil, que assistiu a todos os jogos da seleção brasileira até agora, convidado pela Sony e pela Johnson, fará uma pausa e não irá para Fortaleza na sexta. Gil tem levado o neto Bento, 10, a diversas partidas do Mundial.

MANDINGA
E o ator Thiago Lacerda ficou o tempo todo da longa partida de pé, por superstição, como faz sempre que vai a um estádio.

-

EU VI O empresário Antoninho Trevisan e o ministro Gilmar Mendes, do STF, no banco dos reservas na arena Mané Garrincha logo após o jogo de Brasil e Camarões

-

ARTE EM DOSE DUPLA

Os atores Caio Blat e Tainá Müller estiveram na abertura da exposição "A Ópera da Lua", dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como Osgêmeos, anteontem, no galpão Fortes Vilaça. O comediante Marco Luque foi ao evento com a mulher, Flávia Vitorino, assim como o apresentador Serginho Groisman, que levou a namorada, Fernanda Molina. A mostra, que fica aberta ao público até 16 de agosto, também foi visitada pelo ator Milhem Cortaz.

RETORNO ANTECIPADO

Próximo de voltar a jogar pelo São Paulo, o jogador Kaká assistiu a Brasil x Chile em telão no estádio do Morumbi, na Casa Pelé do Futebol, no sábado (28). O espaço contou com shows de Latino e Claudia Leitte. Já o piloto Dudu Massa, a empresária Carol Mantuan e a designer de interiores Paola Magalhães acompanharam a partida na Bud Mansion, no Jardim Europa.

-

CURTO-CIRCUITO

O MIS inaugura hoje a exposição "Um Olhar sobre Cuba", com curadoria de Rose Carvalho, às 19h30.

Brasileiras finalistas do Cartier Women's Initiative Awards, Erika Foureaux e Bel Pesce começam a receber hoje treinamento para seus empreendimentos.

João Carlos Martins rege a Orquestra Filarmônica Bachiana, hoje, às 21h, na Sala São Paulo. 7 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página