Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Biografia explora a carreira musical que Mussum largou

Grupo de samba do qual comediante fez parte ganhou festival da Record em 1968, ao lado de Elis Regina

Artista relutou em aceitar convite para 'Os Trapalhões' dizendo não ser humorista, mas 'tocador de reco-reco'

FERNANDA REIS DE SÃO PAULO

A maior surpresa encontrada em três anos de pesquisa sobre a vida do trapalhão morto há 20 anos foi sua importância para a música, diz o autor da biografia "Mussum Forévis", Juliano Barreto.

Frequentador das rodas de samba da Mangueira, Mussum começou na vida artística tocando reco-reco no conjunto Os Modernos do Samba. Depois fez parte d'Os Originais do Samba, que iniciaram a carreira com Elza Soares na casa noturna Fred's, no Rio.

Os músicos ganharam a primeira Bienal do Samba, promovida pela Record em 1968, acompanhando Elis Regina na canção "Lapinha". Na década de 1970, Os Originais do Samba foram a banda de apoio de Jair Rodrigues em shows na Europa.

Para Jorge Ben Jor, que deu ao grupo o hit "Cadê Tereza", o conjunto de Mussum foi um grande sucesso justamente por ser, como dizia o nome, original. Os músicos "faziam um som só deles", diz Jor.

"Foi surpreendente ver o tamanho dos Originais do Samba. Eles chegaram a vender mais que o Roberto Carlos e o Michael Jackson nos anos 1970", diz Barreto.

Elza Soares, que foi amiga de Mussum até o fim de sua vida, ressalta que, apesar de terem feito sucesso na época, os Originais não têm hoje o reconhecimento merecido.

Sobre o amigo, define: "Ele era um bandidão, um sacana. Eu xingava muito ele porque ele era um safado", diz a cantora, referindo-se às piadas e aos apelidos que o palhaço dava aos amigos.

A faceta sambista de Mussum foi eclipsada pelo sucesso dos Trapalhões. Quando foi convidado por Dedé Santana, de quem já era amigo, para integrar o grupo, Mussum relutou.

"Ele dizia para mim: Compadre, não sou humorista, sou tocador de reco-reco'. E eu falava: Você é um grande comediante, cara, você é quem não sabe'", diz Dedé.

Quando Mussum se convenceu, seu empresário autorizou a participação nos "Trapalhões" desde que não atrapalhasse a rotina da banda. Como os shows eram de sexta a domingo e as gravações na TV, no início da semana, ele foi liberado.

Renato Aragão conta que, no início, dava frases curtas para Mussum decorar. "Ele foi se polindo, melhorando. De repente, era mais humorista que sambista", diz.

No programa, Mussum aparecia com frequência em bares, "dando um tapa no beiço". Era chamado pelos colegas de "negão", e retrucava: "Negão é o seu passadis!". Politicamente incorreto, era adorado por crianças.

Gilmar de Carvalho, pesquisador e autor de "A Televisão no Ceará" (Omni Editora), não vê racismo na caracterização de Mussum.

"Ele podia não dominar a norma culta', mas não era ignorante. Era astuto, adotava estratégias de sobrevivência que ficavam claras no texto e fazia as crianças torcerem por ele", diz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página