Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Teatro Brincante corre o risco de perder sua sede na Vila Madalena

Imóvel alugado pelo músico Antonio Nóbrega há 21 anos foi vendido para uma incorporadora

Espaço de 800 m² vem sendo usado para apresentações artísticas, oficinas culturais e cursos

FERNANDA REIS DE SÃO PAULO

O Instituto Brincante, espaço cultural criado há 21 anos pelo músico, coreógrafo e pesquisador Antonio Nóbrega, corre o risco de ter de deixar sua sede, na rua Purpurina, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo.

O instituto recebeu uma ordem de despejo. O imóvel, onde há duas décadas são apresentados espetáculos de teatro e música e ministrados cursos de arte, foi vendido para a incorporadora Pedra Forte, cujo responsável não foi localizado pela reportagem para comentar o caso.

O prazo dado a Nóbrega para deixar o espaço terminou há 15 dias. Ele tenta prorrogá-lo judicialmente.

Segundo sua advogada, Renata Maluf, o antigo dono burlou a exigência legal de dar preferência ao locatário na venda. "O prédio não foi oferecido para mim. Não tenho recursos em caixa para comprá-lo, mas há coisas que poderíamos tentar fazer para adquiri-lo", diz Nóbrega.

O antigo dono do imóvel, porém, afirma que Nóbrega fez uma oferta. "Mas ficou aquém do que eu precisava", diz Cézar Alves. "A procura na região é grande, nunca tive intenção de vender. Fiz por necessidade", acrescenta o ex-proprietário.

Nóbrega não considera a hipótese de sair do local. De acordo com a advogada, o interesse do instituto é adquirir o imóvel pelo valor de mercado. Uma opção cogitada é a de mudar o teatro para duas casas de propriedade de Nóbrega vizinhas ao Brincante.

"Mas dificilmente elas vão atender as demandas. Nenhuma alternativa me dá tudo o que esse local oferece."

O músico diz que o instituto tem projetos em andamento que precisam ser cumpridos até o final do ano.

"O Brincante está num momento auspicioso, funcionando a toda carga. Isso nos pega de surpresa." Seu objetivo era expandir o local, anexando-o às suas casas.

Nas redes sociais, há uma campanha para que o teatro fique no endereço de sempre, com a hashtag #ficabrincante no Twitter.

"A especulação imobiliária está desenfreada. A gente deve discutir até que ponto um bairro como a Vila Madalena merece ter um espaço cultural", diz Nóbrega.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página