Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

JOSÉLIA AGUIAR joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Os centenários

Inéditos de Nelson Rodrigues, encontrados após pesquisa e edição do acervo, saem em 2012 como parte das comemorações pelos cem anos de nascimento do autor. Edições populares e releituras de peças são também previstas pela Nova Fronteira. Dois outros grandes autores têm o centenário celebrado: Jorge Amado e Lúcio Cardoso. De Amado, além das reedições em curso, há um novo volume de cartas programado pela Companhia das Letras. Exposição no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e uma Flipelô são os eventos previstos pela Fundação Casa de Jorge Amado.

Lúcio a descobrir

Lúcio Cardoso é aquele cujo centenário de nascimento vai contribuir para revelar ao grande público mais ângulos novos. Do autor mineiro, saiu há pouco pela Edusp sua "Poesia Completa", reunida e comentada por Ésio Macedo Ribeiro, que agora prepara o volume dos "Diários". Além desse, estão a caminho um título de crônicas e outro de contos inéditos em livro, com organização de Valéria Lamego. Saem pela Civilização Brasileira. A pintura do autor mineiro, organizada por Andréa Vilela, vai ser publicada num volume da editora da UFMG. Já estão sendo planejados um seminário acadêmico na PUC-Rio e uma exposição.

Entre Kindles e Japão

A Amazon termina o ano com uma boa e uma má notícia. A boa é que seu Kindle bateu novo recorde de vendas em dezembro nos EUA -4 milhões de aparelhos. A procura por e-books cresceu 175% no mês, em comparação a 2010. Não estão sendo felizes, porém, as conversas da Amazon com editores japoneses. As demoradas negociações para que a gigante de varejo iniciasse suas operações naquele país estavam próximas de conclusão. Ocorreu novo recuo nos últimos dias.

Laranja Lima em mangá

Um dos títulos mais populares entre jovens brasileiros na década de 1970, "Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcellos, ressurge agora em mangá. A versão em quadrinhos vem da Coreia. É assinada pelo ilustrador Woorinoori e saiu pela editora Dongnyok Publishers. O título, em adaptação para o português, é um dos anunciados para o próximo ano pela Melhoramentos, que pretende incrementar seu catálogo de quadrinhos com obras adaptadas de grandes clássicos brasileiros e estrangeiros. A obra de Vasconcellos, de 1968, vendeu 2 milhões de exemplares. Chegou a países como Dinamarca, China e Turquia.

Rumo a Paracatu

Minas vai ter mais uma festa literária em 2012. Depois do Fórum das Letras, já tradicional, que ocorre em novembro em Ouro Preto, e da Flipoços, em Poços de Caldas, em abril e começo de maio, o calendário passa a ter agora o Fliptu, em Paracatu, de 17 a 20 de maio. A cidade, com seu centro histórico reconhecido como patrimônio brasileiro, é uma das que mais crescem no Estado. Pela proximidade com Goiás e Brasília, os organizadores esperam atrair público nacional.

Em 2012 Novo romance de Milton Hatoum, "O Lugar Mais Sombrio" está previsto para agosto, pela Companhia das Letras.

Bom lugar Sai também novo de Marçal Aquino, também pela Companhia das Letras, no segundo semestre: "Como se o Mundo Fosse um Bom Lugar".

Mais romances Inéditos de Carola Saavedra, Carlos de Britto e Mello e Zulmira Ribeiro Tavares estão previstos pela Companhia das Letras para o próximo ano.

Infantojuvenil Luiz Ruffato estreia no gênero infantojuvenil em 2012. "A História Verdadeira do Sapo Luiz" sai no começo do ano pela Móbile.

Ensaios Em 2012, Antonio Cicero lança dois novos livros pela Record. Um, de ensaios, é "Poesia e Filosofia", com organização de Evando Nascimento. Outro, de poemas, é "Provas".

A todo vapor Pedro Paulo de Sena Madureira, com trajetória de quatro décadas no mercado editorial, vai ministrar mais cursos sobre a arte de editar na Casa do Saber (SP) no próximo ano.

LEIA MAIS EM http://www.folha.com/paineldasletras

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.