Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

MARCO RODRIGO ALMEIDA (interino) - marco.almeida@grupofolha.com.br

Cinema na Fliporto

A Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco) completa dez anos em 2014 e vai celebrar a interação entre a literatura e o cinema. Um convidado internacional já confirmado é o jornalista britânico Martin Sixsmith, autor do livro (publicado aqui pela Verus Editora) que inspirou o longa "Philomena" (2013), indicado a quatro Oscar, inclusive melhor filme. Sixsmith narrou a saga real da personagem-título para encontrar seu filho. Nos anos 1950, após uma gravidez inesperada, Philomena foi forçada pelas freiras a entregar a criança de três anos para a adoção. No filme, dirigido por Stephen Frears, Judi Dench interpreta Philomena e Steve Coogan, Sixsmith. Entre os convidados brasileiros estão Adriana Falcão e Rodrigo Garcia Lopes. Ariano Suassuna será o homenageado do festival. A Fliporto acontece em Olinda entre os dias 13 e 16 de novembro.

-

// 'Super' nas livrarias

Uma das principais publicações brasileiras sobre ciência e comportamento, a "Superinteressante" vem expandindo sua atuação para a área de livros. Já lançou mais de 20 volumes nos últimos anos, com vendas de 150 mil exemplares.

Até o fim do ano, a revista pretende publicar mais seis títulos. "Extraterrestres", escrito por Salvador Nogueira, sai em agosto. "Óraculo", coletânea da seção homônima da revista com perguntas dos leitores, chega às livrarias em novembro.

Os outros quatro livros terão temáticas bem diversas, como nazismo, espíritos e mistérios do Universo.

// Cordel romântico

"O Guarani", clássico de José de Alencar (1829-1877), vai ganhar versão em cordel.

A adaptação realizada pelo poeta Klévisson Viana chega às livrarias no final do mês, pela editora Amarilys.

Viana já verteu para o formato livros célebres, como "Dom Quixote".

"O Guarani em Cordel" será ilustrado com xilogravuras de Luís Matuto, que conferem um ar mais moderno à obra.

// Galáxia em festa

Editora especializada em e-books, a E-Galáxia completa um ano em boa fase, embora o comércio digital no Brasil ainda seja ínfimo (2,5% do mercado de livros de interesse geral).

A E-Galáxia já lançou 50 obras, entre elas "50, Eu?", autobiografia de Zeca Camargo que entrou para listas dos mais vendidos.

Publica agora "Estação Terminal", da argentina Graciela Mochkofsky, uma das convidadas da Flip.

Os próximos lançamentos da editora incluem, por exemplo, "Vidas Passadas", de Ivana Arruda Leite, e "Futuro É Chapa Quente", de Ronaldo Bressane.

-

Agora sim Manuel Bandeira e Cecília Meireles, ausentes por questões de direitos autorais da "Antologia Ilustrada da Poesia Brasileira", organizada pela cantora Adriana Calcanhotto, serão incluídos na nova edição da obra. O livro, agora publicado pela Edições de Janeiro, vai ser lançado na Flip.

Agora sim 2 As famílias dos autores autorizaram a reprodução dos poemas "Ou Isto ou Aquilo", de Cecília, e "Porquinho da Índia", de Bandeira, na coletânea voltada para crianças.

Netflix dos livros A Amazon lançou oficialmente um serviço chamado "Kindle Unlimited", que oferece assinatura para consumo de e-books comercializados pela empresa. Numa espécie de "Netflix dos livros", o usuário terá acesso a mais de 600 mil títulos por US$ 10 (cerca de R$ 23) ao mês.

Netflix dos livros 2 A Amazon oferece 30 dias de teste grátis. O projeto vai concorrer com serviços como Oyster e Scribd, que possuem títulos acessíveis por uma baixa mensalidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página