Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Contardo Calligaris

O Brasil ganhou a Copa

A derrota da seleção revela o óbvio ululante: o Brasil é muito, mas muito mais do que a seleção

O Brasil ganhou a Copa de duas maneiras. A primeira é que a Copa aconteceu e funcionou. Claro, houve problemas, grandes e pequenos. Claro, também, descobriremos (se não sabemos já) que o custo foi muito superior ao que deveria ter sido. Mas não fizemos feio: a maioria dos hóspedes achou que o Brasil organizou bem a festa e que valeria a pena voltar um dia. Em suma, bem melhor do que eu imaginava.

A segunda (e mais importante) razão pela qual o Brasil ganhou a Copa é que a seleção perdeu de 7 a 1 contra a Alemanha e de 3 a 0 contra a Holanda, mas"¦ isso não foi uma tragédia.

De fato, nem sequer foi um drama --a não ser para a indústria do espetáculo. Uma leitora, Eliane Brígida Falcão, contou que assistiu ao jogo Brasil x Alemanha na avenida Atlântica ("no telão da Fifa, mas no asfalto mesmo, fora do cercadinho").

No fim, "havia música, uns riam aqui e ali, dançavam, xingavam, reclamavam ("¦), havia de tudo! Voltei para casa andando nas ruas, não vi confusão, nem briga, nem gente se rasgando ou se desesperando. Nenhuma criança aos prantos". Uma vez em casa, Eliane ligou a televisão e viu "comentaristas com cara de velório" e "explorando a imagem de duas crianças chorando" para falar do "desespero do povo".

Nos jornais do dia seguinte, os títulos: "humilhação", "vexame", "vergonha". Eliane conclui: "Esse quadro de emoções desesperadas é mentiroso"¦ Não vi e não estou vendo nada disso"¦ Só vejo muita conversa"¦ Muita ironia".

Concordo com ela: a expectativa midiática de um desespero nacional contrastou com a maturidade do povo, que lamentou, xingou, achou engraçado e seguiu andando.

Conclusão: podemos festejar --porque, sim, infelizmente a seleção perdeu, mas o Brasil parece saber que a seleção não é o Brasil. E essa descoberta é uma vitória.

O país (digo "o país" porque "pátria", para mim, sempre tem um lado grandiloquente e ridículo), de vez em quando, coloca as chuteiras, como qualquer um, num domingo à tarde. Mas, aparentemente, não por isso precisamos acreditar que o "homo brasiliensis" seja especialmente expressado pelas suas chuteiras.

A derrota da seleção se transforma em vitória por revelar o "óbvio ululante": o Brasil é muito, mas muito mais do que a seleção.

Talvez o próprio Nelson Rodrigues, hoje, aceitasse a ideia de que o Brasil pode ter se curado do famoso complexo de vira-lata --não graças a uma vitória na Copa, mas graças a uma derrota.

Surpreendente? Nem tanto. O complexo de qualquer vira-lata é o sentimento de que lhe falta uma identidade que preste: vira-lata é quem sonha com algum tipo de "pedigree". Na escala de uma nação, o complexo de vira-lata é, antes de mais nada, uma pressa doentia em responder à pergunta: "quem somos nós?". Dessa pressa nascem glórias e "imortalidades", que são sobretudo pitorescas. Quem somos nós? Somos os da ginga, da batucada, do drible, do futebol"¦. Por que não os do jeitinho, hein?

Talvez isso não seja mais necessário. Podemos torcer sem que o país precise de vitórias da seleção para acreditar que ele existe. Como escreveu Antonio Prata no domingo retrasado (http://folha.com/no1484964), "temos inúmeros exemplos de brasileiros que se unem com um objetivo e chegam, com trabalho e competência, a resultados extraordinários.

Das meninas do vôlei ao Impa, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro. Do Grupo Corpo ao Instituto Butantan. Da Osesp à Pastoral da Criança. De Inhotim ao programa gratuito de tratamento da Aids. Da cozinha do Alex Atala aos programas sociais que tiraram 50 milhões de pessoas da miséria. Sem falar na Copa, que, apesar da seleção, deu certo". A lista continua com o contingente brasileiro no Haiti, a lembrança de Sérgio Vieira de Mello, quatro missionárias que encontrei nas montanhas do Timor Leste"¦ Realmente, o país não precisa da seleção para existir.

Numa troca de e-mails sobre aspectos e consequências do complexo de vira-lata, um outro leitor, Ricardo Villela Junqueira, evoca a pergunta que é colocada ao estrangeiro que volta para sua casa: "O que você achou do Brasil?".

Ninguém me pergunta mais (não sou estrangeiro o suficiente para isso), mas, se perguntassem, responderia: achei o Brasil do caramba.

É um lugar-comum que não serve só para consolar crianças inseguras: às vezes, saber perder é muito mais importante que ganhar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página