Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica - Drama

Visão de corpos na natureza são o ponto forte de filme japonês

Adaptação de livro de Haruki Murakami, 'Norwegian Wood' encanta apesar de resultado irregular

É INTERESSANTE OBSERVAR OS ESFORÇOS DO DIRETOR EM SER FIEL À TRAMA E, AO MESMO TEMPO, REINTERPRETAR A PROSA POÉTICA FURIOSA E ÀS VEZES EXPLÍCITA DO AUTOR

PEDRO BUTCHER COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Toda adaptação para o cinema de um livro de sucesso sofre do constrangimento imposto pelas condições em que o filme toma forma. Inevitavelmente, a obra original e seus admiradores se transformam em fantasmas a assombrar o processo de criação.

"Como na Canção dos Beatles - Norwegian Wood" traz para o cinema o romance do japonês Haruki Murakami, que se tornou best-seller internacional ao descrever um amor jovem e romântico em plena revolução sexual, no fim dos anos 1960.

O interessante é observar os esforços do diretor vietnamita Trahn Ahn Hung ("O Cheiro do Papaia Verde") em ser fiel à trama e, ao mesmo tempo, reinterpretar a prosa poética, furiosa e às vezes explícita de Murakami, procurando aproximá-la de seu próprio estilo, mais para o lânguido e sensual.

O resultado é bastante irregular, mas não deixa de ter sua potência. Em determinados aspectos, o filme é bem mais contido que o livro. Murakami relata a agonia de Watanabe (Kenichi Matsuyama) e Naoko (Rinko Kikuchi) depois do suicídio de Kizuki, melhor amigo dele e namorado dela.

Watanabe e Naoko se apaixonam, mas a morte de Kizuki tem um efeito devastador sobre ambos --principalmente sobre Naoko, que sofre um colapso nervoso e se isola em um sanatório nas montanhas.

Se o diretor vacila em aspectos mais tradicionais da adaptação --um dos erros é diminuir a força de Midori, menina de Tóquio que se encanta por Watanabe--, acerta em cheio nos encontros de Watanabe e Naoko na montanha, quando a trama encontra o ponto forte do cineasta: filmar corpos na natureza.

Graças a esses momentos, sobretudo, e à entrega dos atores, o filme consegue doses de encanto e personalidade que o destacam no panorama um tanto insosso que em geral impera entre as adaptações de best-sellers.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página