Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cantora australiana cria hit contando ataque de pânico

Com 'Avant Gardener', a novata Courtney Barnett, 26, vai parar nos principais festivais de música do mundo

Letras com confissões a fazem ser comparada com Lena Dunham, criadora e protagonista da série de TV 'Girls'

GIULIANA DE TOLEDO DE SÃO PAULO

O relato de um ataque de pânico em uma segunda-feira entediante, enquanto tentava capinar o jardim de casa sob o sol escaldante de Melbourne, trouxe à australiana Courtney Barnett reconhecimento internacional.

Circulando pela internet, "Avant Gardener", composição da cantora de 26 anos, tornou-se um hit entre o público indie dos Estados Unidos e da Europa.

Nos últimos meses, de uma carreira que não havia nem bem decolado ainda na terra natal, Barnett passou a destaque dos maiores festivais, como o britânico Glastonbury e o americano Coachella.

"Tudo isso é uma surpresa, porque não é uma música com cara de hit. Longa, com muitas palavras, sem um refrão de verdade. Acho que as pessoas se conectaram com ela. Há muitos temas escondidos ali, é cheia de possibilidades de identificação", diz à Folha, por e-mail.

A inspiração, conta ela, é autobiográfica. Realmente, no último verão, terminou sendo atendida em uma ambulância quase sem conseguir respirar.

"A paramédica acha que eu sou inteligente porque eu toco guitarra/ Eu acho que ela é inteligente porque faz as pessoas pararem de morrer." Barnett canta em tom quase falado. Por esse jeito, já foi comparada a Bob Dylan e Lou Reed. Suas inspirações, no entanto, diz ela, vêm de fontes variadas. "De Kurt Cobain a Dave Brubeck."

Outra comparação comum é a de que é uma "Lena Dunham da música", em referência à criadora e protagonista da série "Girls" (HBO), de que Barnett diz ser fã.

Se a americana compartilha a dor e a delícia de sua geração na TV, a australiana faz isso também em algumas letras. Em "Lance Jr.", conta que se masturba ouvindo um determinado cantor. Em "Are You Looking After Yourself?", reproduz um diálogo com os pais, que dizem que ela deveria ter um emprego tradicional, economizar e se alimentar melhor.

"Meus amigos tocam em bandas e são melhores que qualquer coisa que toca no rádio", responde ela na letra. Antes do sucesso atual, fez dois anos de faculdade de artes plásticas, mas largou o curso, e trabalhou em um bar.

Com a The Courtney Barnetts, a banda que a acompanha, aliás, está preparando seu primeiro disco "de verdade" --por enquanto, só lançou um álbum que é a junção de seus dois EPs.

O novo trabalho deve sair até o fim do ano pelo selo Milk! Records, criado pela própria cantora há dois anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página