Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

'O MOMENTO É CRUCIAL'

Christiane Torloni, 57, andava por Paraty no fim de semana quando uma florzinha lilás despencou de uma árvore e ficou presa em seu braço. "Olha, um presente", disse. Virou-se para cima, abriu os braços: "Obrigada!".

-

A atriz, defensora da causa ecológica, prendeu a flor entre os seios e seguiu caminhando e falando do documentário sobre a Amazônia que está dirigindo. Ela passou três dias na cidade fluminense para gravar depoimentos de convidados da Flip.

-

"A feira deixa uma grande mensagem política ao debater a questão indígena. Chegamos a um momento crucial", afirmava, ao atravessar as ruas de pedra do centro histórico com sandália rasteirinha, mochila Louis Vuitton, chapéu e inseparáveis óculos escuros --que ela avisou que não tiraria "de jeito nenhum" ao posar para o fotógrafo.

-

"Bom almoço, linda", disse ao cruzar com a atriz Débora Bloch perto da tenda principal. Mais à frente, soltou um "que graça" ao ver passar a seu lado um cavalo puxando uma charrete com turistas.

-

Deu um suspiro profundo ao lembrar a comparação feita na Flip um dia antes pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, que chamou de "faixa de Gaza brasileira" o Estado do Mato Grosso do Sul. "Há muita gente contra os índios no Brasil", disse Torloni.

-

"Ele [Viveiros de Castro] foi certeiro como uma flecha. E deu nome aos bois. Porque não adianta falar sem mencionar os responsáveis." O antropólogo criticou os grandes proprietários de terra, empresas de agronegócio e pecuária e a usina hidrelétrica de Belo Monte.

-

Para o filme "Amazônia, da Cidadania à Florestania, um Despertar", que deve estrear em 2015, a atriz entrevistou no evento o líder ianomâmi Davi Kopenawa e a fotógrafa Claudia Andujar, também engajada na causa indígena.

-

No encerramento da feira, Torloni estava entre os que aplaudiram de pé Kopenawa após ele denunciar as ameaças de morte que vem sofrendo. "Não precisamos de outro mártir como Chico Mendes", disse ela, com voz grave e semblante preocupado.

(JOELMIR TAVARES, DE PARATY)

-

PRINCÍPIO ATIVO

A Anvisa vai discutir nas próximas semanas a possibilidade de liberar a importação de medicamentos com CBD (canabidiol), substância derivada da maconha.

PRINCÍPIO 2
A discussão pode ser feita por uma mesa técnica ou audiência pública. A primeira opção é a mais provável, dada a delicadeza do tema.

PRINCÍPIO 3
A agência atualmente aprova a importação por meio do instrumento da excepcionalidade, analisando cada um dos pedidos de pacientes que precisam da autorização. Desde maio, foram 35 casos --cinco foram autorizados, outros cinco estão em fase de análise e os demais se encontram em tramitação. O medicamento não tem registro no Brasil.

DISCRETO
Ricardo Lewandowski, que será eleito presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), deve fazer festa discreta no dia em que tomar posse no cargo. "Não vai ter show nem guitarra elétrica", diz interlocutor da comunidade jurídica que mantém linha direta com o ministro.

CANTO LIVRE
A afirmação é referência à posse de Joaquim Barbosa em 2012 --em que o ministro Luiz Fux, na época festejado em vários setores por endossar as condenações dos réus do mensalão, empolgou-se, subiu ao palco e deu um show musical.

FOI MAL
A atitude, na época, não caiu bem e até a mãe de Fux, Lucy, chamou atenção dele.

LAZER ECONÔMICO
O Cine Belas Artes volta na próxima segunda a instituir a meia-entrada do trabalhador. O desconto será oferecido a quem apresente o holerite ou carteira de trabalho, assinada ou não. "O ingresso às segundas vai sair R$ 5 --mais barato do que a passagem de ida e volta de ônibus", diz o diretor André Sturm.

REVISADO
O cantor Netinho, que no ano passado foi internado em estado crítico com problemas vasculares, voltou ao hospital Sírio Libanês, em SP, para um check-up com o médico Roberto Kalil Filho. Foi liberado no mesmo dia e voltou para a casa de praia em Guarajuba, na Bahia, onde passa férias. Só retoma os shows em novembro.

PASSANDO A LIMPO
Até lá, o baiano se dedica a escrever o livro sobre a experiência, lendo inclusive cópias dos prontuários médicos. A obra deve ser lançada em 2015. O nome provisório é "Nada como Viver", frase que leva tatuada no braço.

BEM-VINDA, ESTRANHA
Convidada para interpretar Tônia Carrero em "Cacilda!!!!! A Rainha Decapitada", Joana Medeiros volta a trabalhar com o Teatro Oficina após 30 anos. "A Tônia chega para abalar e separar Adolfo Celi de Cacilda Becker", diz ela, que se divide entre SP e o Rio, onde mora. O diretor José Celso Martinez Corrêa quis no papel alguém de fora, para trazer "frescor".

-

VIDA DE PRÍNCIPE

No lançamento de sua biografia, "Ronnie Von - O Príncipe que Poderia Ser Rei", o apresentador recebeu amigos e familiares, na Fnac da avenida Paulista. O poeta Paulo Bomfim foi um dos convidados, assim como a cantora Patricia Marx e a consultora de etiqueta Claudia Matarazzo. Antonio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel, autores do livro, também participaram do evento, na sexta (1º).

QUESTÃO DE LÓGICA

O escritor e colunista da Folha João Pereira Coutinho fez noite de autógrafos ao lado da mulher, Catarina Prior, no lançamento de "As Ideias Conservadoras", anteontem, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis. O médico Humberto Freitas e o escritor e revisor Bruno Zeni compareceram ao evento.

-

CURTO-CIRCUITO

A atriz Giovanna Antonelli inaugura hoje a 3ª edição de seu bazar beneficente, a partir das 11h, no Hotel Tívoli Mofarrej, nos Jardins. Até sábado.

O ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento começa hoje com palestra do físico britânico Geoffrey West, às 20h30, no Complexo Ohtake Cultural.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página