Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

DE ZERO A DEZ

Um aluno conseguiu na Justiça, pela primeira vez desde o novo formato do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a revisão de sua nota de redação. Inconformado por ter tido a prova anulada sob o argumento de que fugiu do tema, ele recorreu aos tribunais com a ajuda de sua escola, a Lourenço Castanho, em SP. De zero, a nota passou para 880 pontos.

TEMA

O MEC diz que não houve erro, já que "cada prova é corrigida, automática e obrigatoriamente, por dois corretores, de forma independente, sem que um conheça a correção feita pelo outro". Em caso de discordância em até 300 pontos (de zero a mil), "um terceiro examinador" atribuirá nova nota, "que prevalecerá sobre as anteriores". Foi o que ocorreu: o terceiro corretor também considerou que o estudante fugiu do tema.

TEMA 2

A partir daí, o assunto está encerrado e a única alternativa é recorrer à Justiça. Neste caso, a questão é reaberta e a nota pode ser revista por um conselho do consórcio que aplica a prova. O caso do jovem do Lourenço Castanho, no entanto, é único: de 28 demandas judiciais pedindo revisão em 2010, nenhuma logrou êxito, diz o MEC. Neste Enem, já são 16 ações -e só este caso foi revisto até agora.

TURBINADO

Ainda o MEC: Aloizio Mercadante, que tomará posse ainda neste mês, administrará orçamento de R$ 85,9 bilhões neste ano. Há dez anos, o orçamento era de cerca de R$ 30 bilhões, em valores constantes. "Os outros ministros, há uma década, administravam uma romiseta. Ele vai herdar uma Ferrari", diz ex-dirigente da pasta.

REI DO BAIÃO

Um show com Tulipa Ruiz e Nina Becker, entre outros, nos dias 21 e 22 no Auditório Ibirapuera, celebrará o centenário de Luiz Gonzaga. Com o nome "Danado de Bom", terá a participação do sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Gonzagão. As apresentações serão transformadas em um especial do Canal Brasil.

TAMBORIM

A top Alessandra Ambrosio será a madrinha do baile de Carnaval da revista "Vogue". A festa de gala será em fevereiro.

-

Beth Carvalho, Dudu Nobre, a banda Moinho e a bateria da Vai-Vai serão as atrações da noite.

PERNAMBUCANICES

Mariana Ximenes é a estrela do clipe da música "Passione", do cantor pernambucano Junio Barreto. O vídeo foi gravado no bar Caos, no Baixo Augusta, em SP, e teve a participação do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa e dos músicos do Mombojó, entre outros. A direção é do cineasta Lírio Ferreira.

ENERGIA EM CIRCULAÇÃO

André Schiliró

Carolina Dieckmann é capa da "Criativa" deste mês. A atriz de 33 anos está no ar como Teodora na novela "Fina Estampa". Ela conta que todo dia, quando vai trabalhar, reza um Pai-Nosso e uma Ave-Maria no carro. "É aí que eu organizo a minha vida, quando vejo o que realmente quero e o que de fato importa." Dinheiro, afirma, não ocupa lugar de destaque em sua lista de coisas boas. "Para mim, nada mais é do que uma energia que precisa circular. Se eu ganho todo mês, gasto todo mês", diz. "O que eu não tenho dinheiro para comprar, eu vou à luta e compro", conta Dieckmann.

EXTRAVASA

Claudia Leitte cantou e rezou no Réveillon do Iate Clube de Santos de Angra dos Reis. Depois da virada, pediu para o público levantar as mãos e rezar o Pai-Nosso. Estiveram na festa Carin e Miguel Mofarrej, o piloto Bruno Senna e a namorada, a inglesa Charlote, a apresentadora Glória Maria e as filhas Laura e Maria. O tema do evento era Mônaco, devido a parceria com o iate clube do principado.

CURTO-CIRCUITO

O clube A Hebraica abre no dia 14, em sua galeria, exposição do artista belga Maurice Prowizur.

O salão têxtil Première Brasil acontece nos dias 18 e 19 no Expo Center Norte. Os DJs Mary Olivetti e FC Nond tocam na primeira noite do evento.

A festa mensal Wanna Disco? estreia na sexta, às 23h59, no Vegas. Classificação etária: 18 anos.

O cruzeiro "Agnaldo Rayol e Amigos" acontecerá de 16 a 19 de abril, saindo de Santos e passando por Ilhabela e Búzios.

Mais de 1.700 jovens receberam em 2011 a certificação do curso da Escola Social do Varejo, do Instituto Walmart.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.