Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tem até filme normal

Festival de Curtas de São Paulo começa nesta quinta (21) com obras premiadas, além do mais exótico, inusitado e curioso da produção de 51 países

GUILHERME GENESTRETI DE SÃO PAULO

Para rodar seu curta-metragem, o diretor Pedro Severien teve de buscar o ator principal em uma empresa de abate em Alagoas. "Foi o casting mais difícil que já fiz", conta o pernambucano de 36 anos sobre o jacaré que perambula em seu filme de 17 minutos.

O sinistro "Loja de Répteis" é uma das 337 obras exibidas no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que abre para o público nesta quinta (21), com produções de mais de 50 países.

Entre vencedores do Oscar (o dinamarquês "Helium") e de Cannes (o colombiano "Leidi"), há espaço para filmes inusitados, exóticos ou curiosos.

É o caso, por exemplo, de quatro curtas institucionais produzidos pela Stasi, a temida polícia secreta da Alemanha Oriental, que serão exibidos pela primeira vez no país.

Os filmes foram selecionados pela diretora Karen Black, uma das curadoras do festival, a partir de um dos motes desta edição: os 25 anos da queda do muro de Berlim.

"São filmes de propaganda, usados para treinar os altos oficiais da Stasi", diz o historiador Stefan Wolle, chefe da equipe de pesquisa do DDR Museu, em Berlim, que mantém um acervo sobre a vida na Alemanha Oriental.

Com a dissolução da cortina de ferro, em 1989, esses vídeos de treinamento, guardados nos arquivos da Stasi, vieram à tona. "Alguns são bem tolos, com música de propaganda", diz Wolle, que viu os curtas a pedido da reportagem. "Outros eu não entendi para o que serviriam."

"Prática de Tiro", que aparenta ser um tutorial de disparos para espiões da Stasi, descamba para a piada involuntária quando o instrutor faz poses à la James Bond.

A Folha entrou em contato com a distribuidora alemã dos curtas em busca dos realizadores. "Os filmes são muito antigos e será difícil achar as pessoas da Stasi, se é que já não morreram", disse Fabian Korthues, da Interfilm.

O festival vai até o dia 31. A programação completa pode ser conferida no site kinoforum.org.br/curtas/2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página