Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Schumann é tema do sexto volume da nova Coleção Folha

Série 'Mestres da Música Clássica' apresenta vida e obra do compositor em livro-CD que chega às bancas em 31/8

Biografia fala sobre a construção de seu nome no romantismo, de seus colapsos mentais e do casamento com pianista

DE SÃO PAULO

Quando Robert Schumann escreveu um artigo exaltando a genialidade do também compositor Chopin, suas palavras lhe custaram o fim de suas colaborações como crítico musical. A obra de seu contemporâneo era inovadora, estava acima do gosto médio, e foi uma ousadia elogiá-lo.

No entanto, foi esse desapego às tradições que contribuiu para que Schumann (1810-1856) se tornasse um dos expoentes do romantismo e um dos maiores compositores da música erudita. É sobre ele que fala o volume 6 da Coleção Folha Mestres da Música Clássica, que chega às bancas neste domingo (31).

"Schumann cria formas pequenas que não obedecem à estrutura de movimentos das sonatas clássicas", diz o jornalista da Folha Manuel da Costa Pinto, que assina a biografia publicada no volume da coleção.

As criações do alemão eram diferentes da tradição na forma e na sua nomenclatura, como os arabescos, intermezzi e impromptus. Schumann não podia conceber que toda a densidade emocional de uma composição romântica tinha de se adaptar a uma forma preestabelecida.

Ao longo da vida, ele investiu em várias formas, de peças de piano a sinfonias e sonatas.

Costa explica que mesmo as obras mais extensas são de grande refinamento, como é o caso do "Concerto para Piano nº 1 em Lá Maior, Op. 54", que está no disco que integra este volume 6. "É uma obra-prima", diz.

Esta gravação conta com a Filarmônica Nacional de Varsóvia regida por Witold Rowicki e com Sviatoslav Richter (piano) como solista.

A vida de Schumann, marcada por crises de depressão e colapsos mentais, também é detalhada na coleção. Assim como sua história com Clara, pianista respeitada que topou deixar sua carreira em segundo plano em favor do marido.

No meio disso, há a amizade do casal com Brahms (1833-1897) e um suposto triângulo amoroso entre eles.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página