Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

ÍNDIO QUER VOTO

Os 85 candidatos das eleições deste ano que se declararam indígenas são na maioria homens, da região Norte e ligados à esquerda, mostra levantamento da UnB (Universidade de Brasília). O PT é o partido com mais representantes (16), seguido por PSOL (12) e PC do B (11). "Mulheres são cerca de 30%. É uma taxa razoável, já que em geral os porta-vozes são homens", diz o antropólogo Ricardo Verdum, que fez a pesquisa.

ÍNDIO 2
De postulantes a cargos no Executivo, só há o candidato a vice-governador Ronaldo Santos (PSOL-BA). Os outros tentam ser deputados estaduais, federais ou senadores. Verdum alerta que o número pode ser maior: nem todos declararam a condição à Justiça Eleitoral.

FÉRIAS COLETIVAS
Executivos de grandes empresas citados no inquérito da Operação Lava Jato, que investiga irregularidades na Petrobras, chegaram a deixar suas casas ontem, com medo de serem presos. Depois que o ex-diretor de refino e abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa fez acordo para delação premiada, uma onda de boatos espalhou o pânico entre SP, Rio de Janeiro e Brasília.

CONVEXO
Um advogado criminalista que acompanha o caso e um dirigente partidário ouvidos pela coluna afirmam que também parlamentares decidiram tomar chá de sumiço.

NO CALCANHAR
Pesquisas internas do PT e também de analistas que trabalham para empresas mostram que a acusação de que Marina Silva é "contra" o pré-sal tem sido uma das mais eficientes para "contaminar" a candidata. No Rio, o efeito seria maior. O bombardeio deve continuar.

DOBRADINHA
E o PT festejou o início de ataques do presidenciável tucano Aécio Neves a Marina na TV. Em especial quando ele diz que ela é uma "metamorfose ambulante". A campanha de Dilma também tentará criar dúvida nos eleitores sobre "qual Marina vai governar", "com qual das várias caras", explorando recuos dela em temas como o casamento gay.

MORDAÇA
Marina tem pouca condição de reagir na TV. Juntos, Aécio e Dilma têm um tempo sete vezes maior que o dela na propaganda eleitoral.

BOLETO
A Associação Procure Saber, liderada por Paula Lavigne, está cobrando anuidade mínima de R$ 1.000 "por pessoa". "Todos os que contribuírem ficarão registrados em nossos anais como patronos da associação", diz o convite do "1º Grande Encontro do Procure Saber", na segunda, no Rio. Entre as causas já defendidas pela associação está a proibição de biografias não autorizadas.

-

ME DÁ UM TETO?

Para a mãe de Maria Eugênia Suconic, 27, é como se ela estivesse fazendo um intercâmbio fora do país. A filha da empresária Debora está gravando o programa "Adotada" (MTV), em que passa uma semana na casa de desconhecidos. "Desliguei da minha vida para viver a dos outros", diz a hostess e produtora de moda.

-

Ela conta que não se intimida em dar pitacos nos conflitos e hábitos de cada família. "Às vezes eles reclamam, mas tem uns que falam poxa, eu a adotei, tenho que aceitar'."

-

Entre uma casa e outra, Maria Eugênia tem um dia para arrumar as malas e partir para mais uma semana fora. Ainda faltam duas "adoções" para completar as gravações da série, que estreia nesta terça. Feito isso, ela pretende descansar --aí sim, em seu próprio lar.

-

DENTRO DA LEI

O ator Tuca Andrada, protagonista de "Filhos do Crime", foi cumprimentado pelos colegas Nill Marcondes e Tina Kara durante o lançamento do curta-metragem, no Espaço Itaú de Cinema do shopping Frei Caneca. A sessão de estreia do filme, dirigido por Daniel Ghivelder, contou ainda com a presença dos atores Cláudio Cury e Tuna Dwek, anteontem.

AMIGOS DE OURO

As atrizes Sophia Reis, Caroline Abras e Angela Dip foram ao show da cantora Barbara Ohana no Bar Secreto, na quarta (3). A cineasta e apresentadora Marina Person e o ator Rafael Lozano também estiveram no evento, que marcou o lançamento do clipe da música "Golden Hours", dirigido por Daniel Rezende.

-

CURTO-CIRCUITO

Os Racionais MC's fazem show hoje no Citibank Hall em comemoração aos 25 anos de carreira. 14 anos.

Fernanda Yamamoto lança coleção hoje em seu ateliê, na Vila Madalena. Os convidados vão conhecer o processo de confecção.

Silvia Zatz e Michael Gorski autografam livros hoje na Mesa III Rotisseria, em Pinheiros, das 10h às 15h.

O cineasta Gregório Graziosi estreia hoje, no Festival Internacional de Filmes de Toronto, o longa "Obra".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página