Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão

SescTV exibe três peças do Centro de Pesquisa Teatral

Vão ao ar as montagens 'Foi Carmen', 'Lamartine Babo' e 'Policarpo Quaresma'

Diretor Antunes Filho está à frente de dois espetáculos e pediu que filmagens fossem como 'macarrão ao alho e óleo'

Lenise Pinheiro/Folhapress
Cena do espetáculo 'Policarpo Quaresma', dirigido por Antunes Filho
Cena do espetáculo 'Policarpo Quaresma', dirigido por Antunes Filho

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Três espetáculos do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), companhia do diretor Antunes Filho, ganharam registro para a televisão e serão exibidos a partir deste domingo pelo canal SescTV.

"Foi Carmen" entra na grade do dia 8, "Lamartine Babo", no dia 15, e "Policarpo Quaresma", no dia 22, sempre às 22h. Cada programa será reapresentado no dia seguinte, às 23h de segunda.

Os espetáculos estão entre as últimas produções do CPT e, segundo Valter Sales, diretor executivo do SescTV, seus registros não fazem parte de uma programação mais extensa, voltada para o teatro.

"São isoladas, mas temos sim a intenção de filmar outras peças apresentadas no Sesc", diz o diretor.

Das três montagens, duas têm direção de Antunes Filho. "Foi Carmen" resgata a figura de Carmen Miranda (1909-1955), mas sob um olhar entrelaçado a um teatro de origem japonesa.

O espetáculo estreou em 2008 e faz homenagem ao dançarino Kazuo Ohno, um dos criadores do butô.

Também é assinado por Antunes a peça "Policarpo Quaresma". O espetáculo inspira-se no livro "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto (1881-1922), e entrou em cartaz em 2010.

O protagonista é um nacionalista radical, que milita a favor da cultura indígena e da implementação da República, mas vê ruir o próprio discurso diante de suas desilusões políticas.

A terceira montagem da trilogia, "Lamartine Babo" (2009), foi roteirizada por Antunes mas tem direção de Emerson Danesi, ator veterano do CPT, e resgata a figura do compositor carioca (1904-1963), seguindo um roteiro pontuado por suas marchinhas de carnaval.

Segundo Fabiola Braga, que assina duas das filmagens do teatro para o canal SescTV ("Foi Carmen" foi feita por Antonio Aranha), Antunes Filho fez apenas uma exigência a ela.

"Pediu que os registros funcionassem como um bom macarrão ao alho e óleo", ela conta. "Ele queria que o programa fosse muito simples e bem feito", completa.

As câmeras são posicionadas dentro do espaço cênico e mostram diversos ângulos de apresentações feitas especialmente para o registro, sem público. São apresentações corridas, sem nenhuma interrupção. "Como se o espectador tivesse sido trazido para uma cadeira do teatro", resume Fabiola.

"Lamartine Babo" exigiu cuidados especiais com o áudio. Como o elenco forma em cena uma espécie de banda (todos os atores cantam e tocam instrumentos), o som foi captado por microfones utilizados em registros de óperas. (Gustavo fioratti)

NA TV

Especiais Dramaturgia no SescTV

"Foi Carmen"

QUANDO neste domingo, às 22h

CLASSIFICAÇÃO 14 anos

"Lamartine Babo"

QUANDO dia 15/1, às 22h

CLASSIFICAÇÃO livre

"Policarpo Quaresma"

QUANDO dia 22/1, às 22h

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.