Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Gregorio Duvivier

Desculpa, São Paulo

Sim, sei que você tem problemas. Mas acho que estou meio gostando de você. Não bate em mim

Na última coluna, falei mal do Rio e bem de São Paulo. Ofendi profundamente muitos paulistanos. Recebi uma enxurrada de e-mails: "Você fala assim porque não mora aqui. É fácil falar bem, quero ver se mudar pra cá." Não se elogia São Paulo impunemente. Elogiar a cidade é trair o espírito paulistano. Parece que existe um acordo telepático: "Pessoal, vamos combinar que a gente odeia isso aqui? Ótimo".

Desculpa, São Paulo. Quando te elogiei, não quis te ofender. A intenção era falar mal, não sei o que deu em mim, acabei falando bem. Sim, sei que você tem problemas. Mas acho que estou meio gostando de você. Desculpa. Calma. Não bate em mim.

Em minha defesa: sou carioca. O ufanismo é uma tradição local, assim como o biscoito Globo, o mate de galão e aquele atraso de meia horinha. A cidade que inventou o aplauso ao pôr do sol popularizou o autoaplauso --também conhecido como beijinho no ombro. O cancioneiro popular carioca é uma sucessão de autorreverências: sou foda, o Rio de Janeiro continua lindo, meu Exército é pesado a gente tem poder, cidade maravilhosa, na cama te esculacho, coração do meu Brasil. Os hinos paulistanos são muito mais modestos: a deselegância discreta de suas meninas, São, São Paulo, quanta dor, não existe amor em SP, o largo dos Aflitos não era largo o bastante pra caber minha aflição.

São Paulo inventou o um-beijinho-só, essa coisa de gênio. O beijinho do cumprimento é uma formalidade que não envolve nem prazer nem afeto real. Outro acordo telepático: "Vamos combinar que é um beijinho só? Ótimo".

São Paulo tem medidor de poluição nos relógios. Não vejo nenhuma justificativa pra isso a não ser o prazer no autoflagelo. O que vai mudar pra sua vida agora que você sabe que o ar está péssimo? Nada. Você não vai comprar uma máscara de oxigênio. Não vai plantar uma árvore. Mas agora você pode reclamar que o ar está péssimo. Ótimo.

O excesso de amor-próprio do carioca gerou uma cidade insuportável --cega para os seus problemas. O hábito da autopichação acabou deixando o paulistano com sérios problemas de autoestima --deixa um carioca deslumbrado te amar, São Paulo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página