Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mônica Bergamo

-

NOS MUROS DA CASA

A Justiça rejeitou o argumento da Fundação Casa de que denúncia do Ministério Público sobre superlotação e desrespeito aos direitos humanos em suas unidades "não reflete a real situação" dos internos que elas abrigam. A juíza Dora Aparecida Martins, da Vara da Infância e da Juventude, também recusou o pedido para que só a fundação responda ao processo, desvinculando o governo do Estado do caso.

VAMOS CONVERSAR
Dora Martins ainda não julgou o pedido de liminar dos promotores, para obrigar a instituição a ampliar a oferta de vagas. Antes de decidir, ela quer ouvir os dois lados. Uma audiência de conciliação está marcada para o dia 25. A fundação diz que cumpre as determinações da Justiça em relação à capacidade e que está investindo na criação de novas unidades.

ÁGUA FRIA
No café da manhã que tomou com investidores internacionais, em Nova York, em encontro promovido pelo banco JP Morgan, há alguns dias, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso preveniu: "Não se iludam. A presidente Dilma Rousseff ainda pode vencer as eleições". O mercado financeiro não esconde que torce fervorosamente contra a petista.

EXPERIÊNCIA
No dia da reunião, Marina Silva, do PSB, mantinha dianteira folgada de Dilma num hipotético segundo turno. Mas FHC, que concorreu à reeleição e foi vitorioso em 1998, afirmou que a força da máquina governista não pode ser desprezada. Hoje, a situação é de empate no segundo turno, com Dilma abrindo vantagem no primeiro, segundo o Datafolha.

CALMA, GENTE
Já o tucano Aécio Neves estava 20 pontos atrás de Marina Silva. Mesmo assim, FHC afirmou que nem mesmo era certo que a candidata poderia ir ao segundo turno. Na semana passada, o Datafolha mostrou que a distância entre ela e o tucano diminuiu para 13 pontos.

TODOS POR TODOS
Integrantes das campanhas de Dilma e Aécio, que têm hoje Marina Silva como adversária principal, mantinham canal de comunicação indireto sobre a situação da candidata. A excitação era grande: pesquisas internas registravam que, até o fim da semana, ela continuava oscilando para baixo nas pesquisas, em quase todo o país --no mesmo fenômeno captado pelos principais institutos de pesquisa.

CONVEXO
Apesar dos ataques constantes do presidenciável pastor Everaldo contra Dilma, o PT é o partido mais popular entre seus eleitores: tem 14% da preferência dos que declaram voto nele.

-

O PSB vem em segundo lugar, com 3%.

ALMA FRANCESA
O Cine Belas Artes vai manter em cartaz "Amar, Beber e Cantar", do diretor francês Alain Resnais. É o segundo trabalho do cineasta que permanece por mais tempo que o previsto inicialmente. "O filme já saiu dos outros cinemas, mas aqui está indo muito bem. Já teve mais de 10 mil espectadores. Acho que o espírito de Resnais vive aqui", diz André Sturm, diretor do cinema.

DA TRIBO
O roteirista e cineasta Luiz Bolognesi pretende dirigir um filme sobre pajés. "Quero entrevistá-los sobre a vida em geral, não só sobre o cotidiano deles. Morte, filhos, crise da água... Tudo isso vai entrar", conta o diretor, que também assina o roteiro de quatro longas que vão ser rodados em 2015.

-

SEGUNDA GESTAÇÃO

Atuar na série "Psi" (HBO) foi um desafio ainda maior para Carol Mânica, 33, já que a atriz precisou esconder a barriga de sete meses durante as gravações. "A gente fazia alguns truques, como usar vestidos um pouco mais largos", diz a gaúcha, mãe de Floria, que já está com oito meses.

-

Após um tempo de dedicação exclusiva ao bebê, Carol voltou ao batente e agora está produzindo um espetáculo de teatro em parceria com Fábio Assunção. Será seu primeiro trabalho com o ator.

-

"Nunca tinha conversado com ele. Achei que o texto tinha tudo a ver com o clima da peça que ele dirigiu [O Expresso do Pôr do Sol']. Vai ser incrível trabalhar com o Fábio", diz. A montagem deve estrear em 2015.

-

TUDO JOIA

Thomas Cohn recebeu convidados no Jardim Paulistano para a abertura de uma galeria de joias de arte, inaugurada com a mostra "Colares Contemporâneos", que reúne peças assinadas por 30 artistas. O evento, na quinta (18), contou com a presença do artista plástico Kboco e da designer Miriam Pappalardo, além do fotógrafo Armando Prado e da empresária Maíra Teixeira.

MOLDURA FINA

A curadora Francisca Viudes, o colecionador Adolpho Leirner e o professor João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari, foram ao lançamento da Clé Reserva Cultural, na Vila Olímpia. Christian Noble e Maria Ignez Mantovani são os diretores do serviço de conservação de obras de arte.

-

CURTO-CIRCUITO

Inspirado nas obras de Bia Doria, o documentário "Raízes do Brasil" estreia hoje, às 20h, no Cidade Jardim.

Fabio Malavoglia autografa "A História sob a Terra", hoje, às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

Luiz Fux faz palestra hoje em evento da Associação Brasileira de Franchising.

O Prêmio Fundação Bunge será entregue hoje no Palácio dos Bandeirantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página