Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

Agora sim

A Objetiva passa a integrar oficialmente o grupo Penguin Random House, do qual já faz parte a Companhia das Letras, no próximo dia 1º. A compra da casa carioca pelo maior conglomerado editorial do mundo foi anunciada em março, mas o trabalho conjunto das duas editoras brasileiras começa apenas agora, com a finalização dos procedimentos legais.

O processo que culminará na fusão, prevista para fevereiro ou março, terá início pelas áreas comercial e administrativa. Com nomes como Mario Quintana e João Cabral de Melo Neto no catálogo, a Objetiva passará a contar, por exemplo, com forte trabalho já exercido pela Companhia na divulgação de autores para escolas.

-

// Acabou o jejum

Fernando Bonassi, um dos principais nomes da chamada Geração 90, encerrará em 2015 um jejum de mais de uma década sem romances. Fechou contrato com a Record para a publicação de "Luxúria", sobre a saga de um metalúrgico para construir uma piscina nos fundos de sua casa, na periferia.

Embora tenha lançado contos no ínterim (a última coletânea, "Violência e Paixão", é de 2007), Bonassi não investia em romances desde "Prova Contrária" (Objetiva, 2003), que originou o filme "Hoje" (2013), de Jean Claude Bernardet e Tata Amaral.

O autor diz que, na última década, a criação de duas filhas e de roteiros de cinema e seriados (como "O Caçador", com Marçal Aquino, para a Globo) "não deixaram tempo para o trabalho (exigente, disciplinado) da prosa".

-

>> QUADRINHOS A autobiográfica "The Property", da israelense Rutu Modan, premiada no último Festival de Angouleme, na França, está programada pela WMF Martins Fontes para o primeiro semestre de 2015

-

// Overbooking na agenda cultural

Está proibido reclamar de falta do que fazer em São Paulo no período de 19 a 23 de novembro, quando estiver em curso a nona edição da Balada Literária.

Além da festa promovida por Marcelino Freire, a cidade sediará, simultaneamente, o festival de teatro Satyrianas, na praça Roosevelt, os debates do Encontros de Interrogação, no Itaú Cultural, e o evento Simpoesia, na Casa das Rosas.

Em vez de disputar público, os organizadores resolveram juntar forças. Assim, por exemplo, Gero Camilo lançará na Balada o livro de poemas "Cajita de Monerías", que virou peça --programada para as Satyrianas--, e a editora francesa Paula Salnot, convidada da Balada, estará em debate no Itaú Cultural.

-

Cultura negra O evento organizado por Marcelino celebra, além do dramaturgo Plínio Marcos (1935-1999), a escritora Maria Carolina de Jesus (1914-1977), autora de "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada". A programação inclui, no dia da Consciência Negra (20/11), um show com Fabiana Cozza e outros cantores negros.

Cultura negra 2 Para inflar ainda mais a agenda, nos dias 22 e 23 de novembro, o Memorial da América Latina recebe a Afroétnica Flink Sampa, com autores como a moçambicana Paulina Chiziane e a angolana Isabel Ferreira. No evento, será lançado um prêmio para pesquisadores da cultura negra.

Cultura negra 3 Trata-se do Prêmio Internacional de Investigação Histórica de Agostinho Neto, que dará US$ 50 mil à melhor pesquisa sobre temas relativos a Angola, como seu primeiro presidente, que nomeia a honraria, e a diáspora África-Brasil. Irene Neto, filha do líder angolano, lançará o prêmio, com primeira edição em 2015.

Moda O selo de entretenimento da Rocco, Fábrica 231, garantiu os direitos do recém-lançado "Champagne Supernovas", de Maureen Callahan. O livro está para a moda dos anos 1990 --narrada a partir das histórias de Kate Moss, Marc Jacobs e Alexander McQueen-- como o celebrado "Easy Riders, Raging Bulls" está para o cinema dos anos 1970.

Disputada Nos EUA, 11 editoras disputaram "Fates and Furies", em que a jovem Lauren Groff conta a história de um casal pela perspectiva de cada um deles. Oito das casas ofereceram mais de US$ 1 milhão pela obra --que ficou com a Riverhead, do grupo Penguin. Aqui, a Intrínseca adquiriu os direitos antes que entrasse em leilão.

Disputada 2 "Fates and Furies" foi um dos primeiros livros negociados pela The Clegg Agency, a agência literária de Bill Clegg, que ficou famoso fora do meio editorial ao descrever seus problemas com as drogas em "Retrato de um Viciado Quando Jovem" (Companhia das Letras).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página