Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel das Letras

Para quem precisa

A ação da polícia carioca durante a Copa, com a apreensão inclusive de livros como provas contra ativistas, trouxe de volta à vida a Baderna, coleção de literatura de resistência editada no início da década passada pela Conrad. "Fiquei sensibilizado. A polícia precisa de livros, vamos dar acesso a eles para que não tenham de apreender dos ativistas", ironiza Rogério de Campos, ex-editor da Conrad e criador da Veneta, por onde sairá agora a coleção. A série começa neste mês com "A Revoada dos Galinhas Verdes" (1984), de Fulvio Abramo (1909-1994), sobre a batalha na praça da Sé que reuniu anarquistas, socialistas e comunistas contra os facistas da Ação Integralista em 1934. Reedições, como "Provos", do Matteo Guarnaccia, e "Groucho-Marxismo", de Bob Black, estão programadas.

-

// Outras Comédias

Duas novas versões de "A Divina Comédia" estão programadas para 2015.

A da Editora Unesp vem sendo traduzida por Antonio Caruccio-Caporale, que aponta como diferencial o vasto conteúdo em notas explicativas --devem ocupar dois terços do volume, segundo ele. "Sem notas, não há chance de um ser humano não toscano e não coetâneo de Dante Alighieri entender mais de 25% do que está ali. O cara lê, não entende lhufas e jamais chega ao fim --daí talvez o relativo sucesso' do Inferno' [na preferência dos leitores]", argumenta, citando a primeira parte da obra.

Já a L&PM espera pelo trabalho de Eugenio Vinci de Moraes, que faz uma versão em prosa. "Meu trabalho segue em boa parte a linha iniciada por Hernâni Donato, que fez uma assim para a editora Cultrix no fim na década de 1970", afirma.

-

// Faixas em Gaza

Em 2008, ao perder animais por inanição ou ferimentos após um bombardeio na Faixa de Gaza, o responsável pelo zoológico local pintou faixas pretas e brancas num burro, para fazer de conta que era uma zebra, bicho mais divertido para crianças.

A propaganda enganosa do bem inspirou "A História de Hurry: um Burrinho na Faixa de Gaza", recém lançado em inglês e prevista para este mês pela Autêntica.

Emma Willliams e o ilustrador Ibrahim Quraishi usam o caso real para explicar a crianças o conflito entre palestinos e israelenses.

-

// Depois de Lezama, mais latinos

A edição da Estação Liberdade para "Paradiso", do cubano Lezama Lima, correu o risco de não sair. A casa decidiu publicar a tradução de Josely Vianna Baptista mesmo ameaçada de processo pela Martins, que lançou a obra na versão de Olga Savary.

Mas as conversas sobre o dilema de publicar ou não Lezama foram frutíferas. A Estação agora planeja uma série de obras fundamentais da literatura latino-americana, com seis títulos em 2015, sob organização de Josely.

O primeiro será "Don Segundo Sombra", de Ricardo Güiraldes. "A gente subestima autores maravilhosos como José María Arguedas, Miguel Ángel Asturias, Augusto Roa Bastos. Aí você tem uma pista [do que virá]", diz Angel Bojadsen, editor da Estação.

-

Volta ao começo Aliás, acabou não dando em nada a fusão da Estação Liberdade com a também independente Hedra, anunciada em 2011. Nesta semana, Angel Bojadsen adquiriu oficialmente os 50% da editora que seu ex-sócio Diba Verza pretendia vender à Hedra.

Sebastiana 2.0 Será uma espécie de "Sebastiana Quebra-Galho" moderno, com dicas de moda, beleza e comportamento, o livro que as blogueiras Lia Camargo (do blog Just Lia) e Melina Souza (do Serendipity) preparam para 2015 pelo selo Galera Record.

Contos Ubaldinos Está confirmado para novembro "Noites Lebloninas" (Alfaguara), o livro com dois contos inéditos de João Ubaldo Ribeiro, morto em agosto.

Contos Ubaldinos 2 Sai com edição comemorativa de "Viva o Povo Brasileiro", cujos 30 anos serão celebrados em evento em 25/11, no Rio, com presença de Geraldo Carneiro e Rodrigo Lacerda.

Contos Ubaldinos 3 Carneiro, amigo do baiano, revela no prefácio de "Noites Lebloninas" uma fonte de inspiração para Ubaldo em suas crônicas cariocas: Damon Runyon, criador de personagens notáveis da Nova York marginal nos anos da Grande Depressão.

Para preguiçosos Rodrigo Lacerda recentemente concluiu "Hamlet -- Um Guia de Leitura para Jovens Curiosos e para Adultos Preguiçosos", em que o narrador destrincha cada cena da peça de Shakespeare para um ator. Sai pela Zahar em 2015.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página