Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jazz Sinfônica toca trilha sonora de novelas em concerto gratuito

Ellen Oléria canta com a orquestra neste sábado, no Ibirapuera

GISLAINE GUTIERRE DE SÃO PAULO

A Orquestra Jazz Sinfônica faz, neste sábado (4), um concerto só com trilhas sonoras de novelas. A apresentação, gratuita, será realizada às 17h30, na plateia externa do Auditório Ibirapuera, e contará com a participação da cantora Ellen Oléria, vencedora do reality "The Voice", da Globo, na edição de 2012.

"Numa época em que tanta canção popular é feita na base da linha de montagem, descartável, para o grande público, eu me perguntei como faço para alcançar um grande público com canções da música brasileira legais, feita artesanalmente?'", conta o regente titular da orquestra, João Maurício Galindo.

A resposta ele encontrou nas trilhas sonoras de novelas. "Tem muita canção maravilhosa", diz. O programa reúne 14 músicas agora exibidas com arranjos novos feitos para a Jazz Sinfônica, que subirá ao palco completa, com seus 80 componentes.

Entre as canções, estão "Lua Soberana", de Ivan Lins e Vitor Martins (da novela "Renascer", de 1993), "Pecado Capital", de Paulinho da Viola (novela homônima, de 1975) e "Wave", de Tom Jobim ("Páginas da Vida", de 2006).

Também entram "Madalena", de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza ("A Próxima Atração", 1970), e "Modinha para Gabriela", de Dorival Caymmi ("Gabriela", 1975)

A escolha, segundo Galindo, foi feita de comum acordo entre ele e Ellen Oléria. Muitas vieram das lembranças e da memória afetiva deles.

Oléria se diverte ao lembrar de uma cena famosa de "Saramandaia", com João Gibão (Juca de Oliveira). "Lembro de ver na internet um cara voando, com efeito especial retrozão. É uma cena fantástica e a música, Pavão Mysteriozo', é linda", diz a cantora.

Esta música, composta por Ednardo, ganha leitura especial neste concerto, com tambores de alfaia.

Foi de Oléria, também, a escolha da mais antiga das cançoes do programa: "Irmãos Coragem", da novela homônima, de 1970. "Em casa, a gente curtia muito Jair Rodrigues cantando essa música", diz.

"São todas canções de muito sucesso, e quem estiver na plateia vai se lembrar delas, com certeza", diz Galindo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página