Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Televisão - Outro Canal

MARCO AURÉLIO CANÔNICO (interino) marco.canonico@grupofolha.com.br

TV via satélite bate o cabo em número de assinantes

O ano de 2011 marcou uma virada no mercado da TV paga brasileira: as operadoras via satélite tiveram, pela primeira vez, mais assinantes do que as que usam o cabo.

Em dezembro de 2010, o satélite representava 45,8% do mercado nacional e o cabo, 51%. A virada se deu em abril passado e, desde então, a diferença só aumentou.

Os dados da Anatel mostram que, em novembro, o satélite já tinha 54,1% do mercado (6.733.179 assinantes) e o cabo, 43,9% (5.461.859 assinantes).

A explicação, segundo a Anatel, é a tão falada ascensão da classe C, que favoreceu a expansão da TV via satélite (mais fácil de implantar) para as regiões mais pobres do país -Norte, Nordeste e Centro-Oeste (todas cresceram acima da média nacional em número de usuários).

"A vantagem do satélite é a abrangência", diz Maria Lucia Bardi, gerente da superintendência de comunicação de massa da Anatel.

"Como o cabo estava localizado nas capitais, algumas empresas que entraram com o DTH [serviço via satélite] foram atrás de um outro nicho, da classe C que estava fora das capitais e não tinha acesso ao cabo."

São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e o Distrito Federal são os únicos lugares em que o cabo ainda supera a TV via satélite em assinantes.

MORENAÇA

Frederico Rozário/TV Globo/Divulgação

Fátima (Marina Elali) é a intérprete de árabe que encanta o presidente de "O Brado Retumbante"; a minissérie estreia na Globo no dia 17

Abraçando árvores O reality "Amazônia", que se desenha como uma espécie de "No Limite" com consciência ecológica, estreou anteontem na Record com 7 pontos de média, bom resultado para o ingrato horário pós-meia-noite. Cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande SP.

'Levantou, eu cortei' A esculhambada que Boni deu em Pedro Bial no "Altas Horas" após o apresentador dizer que gosta "de ver coisa ruim em televisão" ("Quer dizer que você assiste ao 'BBB'?", devolveu o pai do diretor do programa) bombou nas redes sociais no domingo, e até a concorrência tripudiou: o SBT tuitou o link para o vídeo com a cena.

Caê gostou Caetano Veloso, que também participava do programa, se acabou de rir e chamou Boni de "gênio".

Serial pirata "Dexter", série exibida pela Rede TV! (e por FX e Liv na TV paga), foi a mais pirateada do ano passado, segundo dados do site Torrent Freak. Foram 3,6 milhões de downloads por episódio.

Medievais e nerds "Game of Thrones" e "The Big Bang Theory", segundo e terceiro mais baixados, também superaram os 3 milhões de downloads por episódio. Completam o top 5 "House" e "How I Met Your Mother".

Só pra Gadu? Aguinaldo Silva segue reclamando, via Twitter, da falta de atenção da Globo com a sua novela. Agora sobrou para a Som Livre, que não divulgaria o CD: "Será que o disco da trilha sonora de 'Fina Estampa' saiu mesmo? O da Maria Gadú eu sei que saiu".

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.