Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Giacometti e Caravaggio são destaque em 2012

Exposições serão na Pinacoteca e no MASP

DE SÃO PAULO

Grandes mostras internacionais serão os destaques das artes visuais neste primeiro semestre, enquanto autores nacionais terão maior atenção mais para o final do ano, em paralelo à 30ª Bienal de São Paulo, em setembro.

Na Pinacoteca do Estado, o ano começa com uma mostra do escultor suíço Alberto Giacometti, um dos artistas mais valorizados e aclamados no cenário global. Será a primeira retrospectiva de Giacometti no Brasil, com 70 esculturas, 25 pinturas, 60 obras em papel e fotografias.

Também em março, a retrospectiva da neoconcretista Lygia Pape -que passou pelo Reina Sofía, em Madri, e pela Serpentine, em Londres- chega à Estação Pinacoteca. Um dos destaques é a instalação "Tteia", grande composição de fios dourados que invadem o espaço.

Ainda no primeiro semestre, mestres italianos como De Chirico e Modigliani, em maio, e Caravaggio, em junho, vão ocupar o Masp.

Também em junho, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, abrirá uma exposição com obras de Leonardo da Vinci. A exposição viaja para o Masp no segundo semestre.

Jasper Johns, um dos últimos nomes ainda vivos da fase mais vibrante arte pop nos Estados Unidos, terá individual, ainda sem data, no Instituto Tomie Ohtake.

No Museu de Arte Moderna, o grande destaque do início do ano é a primeira individual no país do fotógrafo alemão Wolfgang Tillmans, que deve realizar uma série inédita para a mostra.

Oswaldo Goeldi, cuja morte completou 50 anos em 2011, terá uma retrospectiva no MAM, abrindo a temporada do segundo semestre, precedendo a individual de Adriana Varejão, que ocorre em paralelo à Bienal de SP.

Como Goeldi, o neoconcretista Willys de Castro será relembrado. Ele ganha individual na Estação Pinacoteca em julho deste ano, que promete ser movimentado nas artes visuais. (SM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.