Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Selo relança discos pioneiros da dupla The White Stripes

Álbuns do duo, que pode voltar em 2012, contam a história das mudanças que o rock sofreu nos anos 2000

Lab 344 programa reedições de CDs e DVDs de bandas como Pixies, The Cult e The Libertines até março

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Se é que a famosa dupla americana The White Stripes vai mesmo voltar em 2012, como corre pelo bastidor da música independente, o Brasil faz daqui, agora em janeiro, o seu chamado.

O selo carioca Lab 344 vai editar neste mês os quatro importantes primeiros álbuns do casal punk-blues formado pelo talentosíssimo guitarrista Jack White e sua "irmãzinha ex-mulher" Meg White, baterista de dotes simplistas, digamos, e estilo único.

O pacote The White Stripes que chega às lojas nos próximos dias faz parte de uma série chamada Lab.Rocks, que vai incluir ainda, com edições programadas até março, discos e DVDs de bandas como Pixies, The Cult e The Libertines.

Os lançamentos "whitestripianos" contam por si só a história do novo rock, movimento que sacudiu o indie na virada para o ano 2000, quando bandas como The Strokes e o próprio White Stripes tomaram a cena de assalto exibindo sangue novo.

Os discos a sair com a estampa Lab.Rocks vão do indiezinho "The White Stripes" (1999) até o multimilionário e "para as massas" álbum "Elephant" (2003), passando por "De Stijl" (2000) e "White Blood Cells" (2001).

Todos são obrigatórios para quem quer entender o que aconteceu com o rock na década passada.

HORS-CONCOURS

O disco "Elephant", que mudou de vez a vida do White Stripes e sinalizou que a música independente não era (de novo) uma coisa de gueto, carrega a famosa canção "Seven Nation Army".

O hit foi adotado inclusive pela eletrônica em incontáveis remixes e até hoje tem seu marcante início cantado em arquibancadas de estádios no mundo todo.

Foi esse álbum em particular que colocou mesmo o White Stripes nas estrelas.

"Elephant" ganhou o Grammy de melhor álbum da música alternativa, enquanto "Seven Nation Army" faturou melhor música de rock.

Por causa do disco, Jack White foi cravado no número 17 do ranking da revista americana "Rolling Stone" dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos.

Nesse pacote "The White Stripes" abrasileirado, "Elephant" é hors-concours. Os outros três são "apenas" álbuns muito bons.

THE WHITE STRIPES
LANÇAMENTO 25/1
GRAVADORA Lab 344
QUANTO cerca de R$ 24,90 cada

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.