Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nelson Rodrigues e Shakespeare dominam os espetáculos em 2012

Centenário do brasileiro e obras do dramaturgo inglês inspiram trabalhos que estreiam neste ano

"Hamlet" e "Macbeth" vão ganhar novas montagens; peças de Nelson serão tema de mostra no Teatro Arena

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

William Shakespeare (1564-1616) se transformou numa espécie de convidado inesperado ao centenário de Nelson Rodrigues (1912-1980). Ao menos três montagens de peças do autor britânico se destacam em 2012.

A começar pela investida do diretor mineiro Gabriel Villela, que chamou Ana Paula Arósio e Marcello Antony para criar uma versão de "Macbeth". A tragédia teve recente montagem com Renata Sorrah e Daniel Dantas, sob direção de Aderbal Freire-Filho.

Ron Daniels, especialista em Shakespeare -o mesmo que dirigiu Raul Cortez em "Rei Lear" (2000)- se dedica hoje ao projeto de dirigir Thiago Lacerda em "Hamlet", com estreia programada para novembro.

Mas o centenário, afinal, é de Nelson Rodrigues, que terá grande destaque.

Ainda em fevereiro, um projeto de ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet resgata peças como "Os Sete Gatinhos", com direção de Marco Antônio Braz.

O mesmo programa apresenta ainda uma espécie de colagem de textos com o título "As Noivas de Nelson".

Em março, Antônio Fagundes volta aos palcos na peça "Vermelho", que tem direção de Jorge Takla para texto do norte-americano John Logan.

Na peça, o ator interpreta o pintor expressionista Mark Rothko (1903-1970) no momento em que o artista cria os murais para o restaurante Four Seasons, em Nova York. No espetáculo, Fagundes contracena com seu próprio filho, Bruno Fagundes.

Dois projetos ainda prometem aquecer o teatro de pesquisa fomentado pelas companhias teatrais de São Paulo. O Teatro da Vertigem segue lapidando espetáculo sobre o bairro do Bom Retiro.

E o Club Noir, fundado por Roberto Alvim e Juliana Galdino, se empenha em dois projetos de fôlego: encenar peças de autores contemporâneos garimpados em oficinas ministradas por Alvim e montar a obra completa do autor clássico grego Ésquilo.

No circuito dos musicais, destaque para José Mayer interpretando o protagonista da peça "Um Violinista no Telhado", versão da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, que estreia em São Paulo. Já Marisa Orth e Daniel Boaventura estão à frente da montagem de "A Família Addams".

Outro espetáculo do gênero que chega a São Paulo é "Tim Maia - Vale Tudo, o Musical", que traz o neto de Silvio Santos, Tiago Abravanel, no papel do cantor.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.