Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

FABIO VICTOR (interino) fabio.victor@grupofolha.com.br

Vila-Matas volta à Flip

Protagonista, ao lado de Gonçalo Tavares, de um debate marcante na Flip de 2005, o espanhol Enrique Vila-Matas retorna a Paraty no evento deste ano, de 4 a 8 de julho. Ele se une ao inglês Ian McEwan, um dos destaques em 2004, no time dos veteranos ilustres presentes à edição especial de dez anos do encontro. Durante a Flip, Vila-Matas lançará, pela Cosac Naify, seu novo romance, "Aire de Dylan" (ar de Dylan), que tem uma passagem ambientada no Mercado Municipal de São Paulo. Outra atração da festa de 2005, o israelense David Grossman foi convidado, mas não poderá vir. O último romance de Grossman, "Fora do Tempo", sai em junho pela Companhia das Letras. O americano Jonathan Franzen foi o primeiro confirmado na Flip 2012, que homenageia Drummond.

E-bookinhos

A Objetiva finaliza a preparação de seu selo digital, pelo qual vai vender edições eletrônicas de obras curtas de ficção e não ficção, que estarão disponíveis somente nesse formato. Encaixam-se no perfil contos, capítulos de romance, narrativas jornalísticas etc. A ideia é inspirada em serviços semelhantes de grandes editoras estrangeiras, como o Penguin Shorts, do grupo homônimo, e o Storycuts, da Random House. Quem toca o projeto da Objetiva é o jornalista e escritor Arthur Dapieve, recém-contratado pela editora e que, com a saída da diretora Isa Pessoa do grupo, é o responsável também pela edição de autores nacionais de não ficção.

A arte de detonar

Saíram os finalistas do prêmio "The Hatchet Job of the Year" (algo como "o achincalhe do ano"), que elegerá as resenhas literárias mais destrutivas de 2011 em língua inglesa. O ataque de Geoff Dyer no "New York Times" ao premiado "The Sense of an Ending", de Julian Barnes, está no páreo. Os artigos (em inglês) estão em hatchetjoboftheyear.com. Em tempo: "hatchet" significa "machadinha".

Embaixadores

Os gaúchos Luis Fernando Verissimo e Moacyr Scliar (1937-2011) são os autores que mais atraíram até aqui o interesse das editoras estrangeiras no Programa de Apoio à Tradução da Fundação Biblioteca Nacional.
Com 37 bolsas aprovadas (nove saíram nesta semana), ambos aparecem com três escolhas. Verissimo terá traduzidos "Borges e os Orangotangos" para o italiano, e "Os Espiões" e "O Opositor" para o romeno.
De Scliar, "A Guerra no Bom Fim" será vertido para dois idiomas (alemão e romeno) e "Os Deuses de Raquel" só para o alemão. Entre os mais jovens, desponta Marcelo Ferroni, cujo "Método Prático da Guerrilha" ganhará versões em alemão e espanhol.

Da tira ao romance A Benvirá publica até o meio do ano o primeiro romance da cartunista argentina Maitena, "Rumble", com temática e veia cômica semelhantes às da consagrada série "Mulheres Alteradas".

Duas vezes... O poeta Ademir Assunção lança em março, pela Sesc Edições, o livro de entrevistas "Faróis no Caos", que reúne conversas realizadas ao longo de 28 anos com autores como Paulo Leminski, Augusto e Haroldo de Campos, Roberto Piva e Caetano Veloso.

... Ademir Também no primeiro semestre sai, pela Edith, o novo volume de poemas de Assunção, "A Voz do Ventríloquo".

Barthes na China Resultado de uma incursão do semiólogo francês Roland Barthes (1915-1980) ao país oriental em 1974, "Cadernos de Viagem à China", inédito no Brasil, sai em maio pela WMF Martins Fontes. O volume é uma espécie de diário de viagem de Barthes, que integrou uma delegação de intelectuais franceses, e só foi publicado 30 anos depois da experiência.

Therborn no Brasil Um dos principais sociólogos marxistas em atividade, o sueco Göran Therborn vem ao país em abril para lançar "Do Marxismo ao Pós-marxismo?", seu primeiro livro pela Boitempo, que promoverá eventos em torno do autor em São Paulo e no Rio.

Bis A Tordesilhas comprou os direitos de "Sand", novo romance do alemão Wolfgang Herrndorf. Autor do infantojuvenil para adultos "Tchick", sensação naquele país em 2010 e lançado pela mesma editora no Brasil em 2011, Herrndorf, 46, tem um câncer terminal.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.