Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Biografia de Adele exagera nos elogios, mas mapeia carreira

Cantora número 1 do mundo tem trajetória contada por jornalista de celebridades

DE SÃO PAULO

Uma biografia de Adele não poderia sair em hora melhor. A inglesa é a cantora número um do mundo hoje, a maior vendedora de música no planeta em 2011, seja em CD, seja em download.

Já lançou dois ótimos álbuns de soul, ou melhor, de novo soul, como quer a crítica. Parece ser uma garota fofa e demonstra ter surgido para reinar por muito tempo.

Mas basta abrir "Adele", escrita pelo jornalista de celebridades Chad Newkey-Burden, para perceber que a obra no papel não faz jus ao talento inegável da estrela.

O fato de a moça ter 23 anos e levar uma vida longe de escândalos, vá lá, pode não oferecer combustível para uma biografia quente, mas o autor piora muito as coisas.

O texto é tão elogioso que pode enjoar. Os depoimentos de parentes e amigos transformam-na na melhor pessoa do mundo: boa filha, grande amiga e aluna nota dez.

Apesar da verdadeira glorificação em capítulos, a vida de Adele está ali. Filha de mãe solteira, moleca fã das Spice Girls, aluna de uma prestigiosa e moderninha escola de artes e, é claro, dona de uma voz irretocável.

Sua trajetória é simples e direta. Grava, ganha prêmios, grava de novo e mais prêmios aparecem. Há também espaço para uns namoricos e muitas declarações dela para seus ídolos e motivadores.

Surpreende que entre eles esteja a americana Pink. De resto, o esperado: Amy Winehouse, Aretha Franklin e Mary J. Blige. Todas ganhando um caminhão de elogios.

Mas "Adele" não é desprezível. Quem conseguir vencer o texto ruim terá uma boa ideia da carreira da estrela. Na falta de fonte melhor, vai saciar a curiosidade da cada vez maior legião de fãs.

(THALES DE MENEZES)

ADELE

AUTOR Chad Newkey-Burden
EDITORA LeYa
QUANTO R$ 30 (212 págs.)
AVALIAÇÃO ruim

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.