Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica Ação

"2 Coelhos" arrisca linguagem jovial, mas escorrega em falatório moralista

ALEXANDRA MORAES
EDITORA-ADJUNTA DA “ILUSTRADA”

O início de "2 Coelhos" lança a dúvida: o filme começou ou é um anúncio de cartão de crédito para universitários?

Os tiros avisam que é o filme. O protagonista, Edgar (Fernando Alves Pinto), um fã de pornografia e games, se mostra rebelde e "errado". Não quer saber de emprego, se envolve com o crime e é beneficiado pela corrupção.

Em busca do público jovem, o filme toma como referência maior a série "Grand Theft Auto", sucesso dos games nos anos 00, sem desprezar conquistas narrativas de ícones nacionais como "Cidade de Deus" (2002).

Por pelo menos meia hora, porém, Edgar simplesmente narra o filme -de ação. Entre explosões e tiros, ele tenta apresentar os personagens e o vaivém de criminosos e autoridades. Uma vez ou outra, ainda avisa ao espectador que dali a pouco vai dar para entender tudo, sim.

Os muitos recursos gráficos ficam perdidos numa rede que parece frouxa -a ponto de precisar do "bad boy" para explicá-la tatibitate. De brinde, vem o discurso apoiado num moralismo vulgar ("explodir os corruptos").

Quase na metade, no entanto, o filme cresce. De repente, o protagonista se liberta do papel de narrador.

O roteiro cambaleia, mas tem a segurança de uma estrutura circular e violenta que remete à do ótimo "Amores Brutos" (2000). A trama se ergue, ganha algum sentido e consegue incorporar o ritmo dos games em vez de usá-lo como referência vazia.

Sem a narração em tom de carochinha publicitária do YouTube, o tratamento gráfico e os efeitos especiais também começam a parecer menos artificiais.

De resto, a parte inicial e aquela a partir da metade parecem dois filmes diferentes -mas a cajadada só funciona em um deles.

2 COELHOS

DIREÇÃO Afonso Poyart

PRODUÇÃO Brasil, 2010

COM Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini

ONDE nos cines Anália Franco UCI, Pátio Paulista Cinemark e circuito

CLASSIFICAÇÃO 16 anos

AVALIAÇÃO regular

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.