Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica romance

Paulo Leminski anarquiza as normas da ficção em "Agora É que São Elas"

ALCINO LEITE NETO
ARTICULISTA DA FOLHA

"Agora É que São Elas" (1984), de Paulo Leminski, agora republicado, costuma ser lido ora como um livro brincalhão e inócuo, ora como um confuso e frustrado experimento romanesco.

Não sejamos preguiçosos e façamos jus a este livro que a crítica empedernida pôs no limbo: trata-se de uma inventiva, arrojada e divertida criação da prosa brasileira.

Estudando os contos populares, o pesquisador russo Vladimir Propp (1895-1970) concluiu que todos eles, apesar das diferentes peripécias que descrevem, possuem a mesma estrutura narrativa, baseada em 31 funções, que sempre se repetem em todas as histórias e segundo uma mesmíssima ordem.

Leminski (1944-1989) constrói o seu livro com 31 capítulos, segundo a ordem descrita por Propp, mas desorganizando e confundindo a morfologia "tirânica".

O narrador, que faz as vezes de herói (no caso, de anti-herói), é ao mesmo tempo uma presa do esquema narrativo imutável e um "actante" (no jargão da linguística) rebelde, que luta para não passar por inútil e ser ejetado da história.

A história vai e volta ao mesmo ambiente: a casa onde vive o psicanalista Propp -misto de demiurgo, vilão e Freud (sic)- com sua sedutora filha, Norma.

Uma festa, cuja razão de ser desconhecemos, centraliza a "ação", pontuada por relatos sobre uma guerra travada em outra galáxia.

O autor prolifera lacunas na narrativa, enquanto reduz a psicologia ao burlesco e transfigura em nonsense as representações romanescas.

Há sempre algo que o protagonista não sabe, e o mesmo ocorre conosco, os leitores (que estamos todos presos à festa na Terra e ao nosso papel na vida, cujo sentido, afinal, nos escapa).

Com sua prosa leve e safada, mas também muito reflexiva, "Agora É que São Elas" é um romance-jogo, feito para anarquizar as normas da ficção e fazer o leitor experimentar, sem amarras, a invenção literária.

AGORA É QUE SÃO ELAS
AUTOR Paulo Leminski
EDITORA Iluminuras
QUANTO R$ 44 (224 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.