Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

História do músico Pixinguinha ganha versão em imagens

Vida do autor de "Carinhoso" é narrada de maneira resumida em livro que tem fotos como atração principal

André Diniz, o autor, já fez outras publicações nesse gênero, como os almanaques do samba, do choro e do Carnaval

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

O mais importante aqui são as imagens. "Pixinguinha - O Gênio e o Tempo" usa quase 150 fotografias -algumas bastante raras, outras inéditas em livro- para compor o universo do autor de "Rosa", "Lamentos" e "Carinhoso".

Algumas vêm ainda do século 19, como o retrato do flautista Joaquim Callado (1848-1880), considerado "o pai do choro" -gênero que, a partir dos anos 1930, teria em Pixinguinha (1897-1973) sua mais completa expressão.

Há também cenas do cotidiano de Noel Rosa (1910-1937), Orlando Silva (1915-1978), Mário de Andrade (1893-1945), Tom Jobim (1927-1994), entre outros artistas que, ao longo do século passado, construíram os pilares da música brasileira.

Mais valiosas ainda são as imagens que documentam os primórdios do choro, na virada do século 19 para o 20. Grupos como o de Sinhô (1888-1930) e de João Pernambuco (1883-1947), além, é claro, do Oito Batutas, formado por Pixinguinha em 1919.

Nesse entremeio, a história é narrada, em inglês e português, de maneira bem resumida, numa espécie de apresentação "fast food" do personagem, desde a infância em Catumbi, no Rio, onde descobriu seu ofício.

André Diniz, autor do texto, já fez outras publicações no gênero -quase todas com a mesma pegada pop-, como "Almanaque do Samba", "Almanaque do Choro" e "Almanaque do Carnaval" (todos da Jorge Zahar Editor).

"Pixinguinha - O Gênio e o Tempo" encarta CD com gravações de "Carinhoso", "Valsa dos Ausentes", "Canção da Odalisca" (feitas pela Orquestra Petrobras Sinfônica) e de "Lamentos" e "Querendo Bem" (pela Orquestra Sinfônica de Recife). Os arranjos replicam os originais, escritos por Pixinguinha.

A propósito, o jornalista Sérgio Cabral publicou, em 1997, uma biografia aprofundada de Pixinguinha pela editora Lumiar -e ela serviu como fonte para o livro de Diniz.

PIXINGUINHA - O GÊNIO E O TEMPO
AUTOR André Diniz
EDITORA Casa da Palavra
QUANTO R$ 85 (208 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.