Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atriz de "Seinfeld" é vice-presidente em seriado

Julia Louis-Dreyfus conversou com Al Gore para compor personagem de "Veep", da HBO

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

E se Elaine Benes, a solteirona atrapalhada de "Seinfeld" (1989-1998), virasse vice-presidente dos EUA?

O resultado seria algo parecido com "Veep". A nova série da HBO, com estreia nos EUA prevista para abril, é um respiro cômico na TV em ano de eleição presidencial.

Julia Louis-Dreyfus, 51, vive a ex-senadora Selina Meyer, líder carismática e mãe divorciada que chega ao cargo após 20 anos de carreira.

Ela pode não dançar como Elaine, famosa pelos passos desastrados, mas haverá muitos motivos para dar risada pelas suas costas, graças aos tropeços no novo posto.

"Queria saber quais foram as coisas mais humilhantes que já pediram para os ex-vices fazerem", afirmou Louis-Dreyfus num painel de apresentação do seriado, em Los Angeles, sobre as conversas com políticos como Al Gore.

O programa foi criado por Armando Iannucci, indicado ao Oscar pelo roteiro do filme "In the Loop" (2009) e responsável pelo seriado "The Thick of It", ambos incursões satíricas aos bastidores do governo britânico.

"O vice está tão perto do poder e, ao mesmo tempo, tão longe. Sua identidade depende inteiramente da relação com o presidente", explicou Iannucci. "O vice não tem controle sobre o seu destino."

Ele se declara fã de "The West Wing" (1999-2006), série que seguia os passos do presidente dos EUA. Mas acredita que o retrato nobre feito de Washington não convenceria o público de hoje.

"Observando o processo político da capital neste momento, o instinto é rir, porque a alternativa é chorar", disse.

Iannucci e Louis-Dreyfus negam ter criado Selina a partir de um molde real, como a secretária de Estado, Hillary Clinton, ou a ex-candidata a vice Sarah Palin.

Na série, não fica claro de que partido é Selina. Ela defende programas ambientais e passa boa parte do tempo em viagens ou eventos. O presidente não dá as caras, mas a vice vive perguntando à secretária por ele, em vão.

"Isso é bastante preciso. Muitos funcionários de ex-vices nos confirmaram", contou Iannucci, rindo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.