Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel das Letras

FABIO VICTOR fabio.victor@grupofolha.com.br

Virada de mesa

Uma mudança de regras após o anúncio dos vencedores do concurso Literatura para Todos de 2010 criou um impasse para o Ministério da Educação, que promove a premiação a fim de abastecer seus programas com obras literárias. O edital dizia que os direitos autorais seriam cedidos ao MEC em caráter "não exclusivo" e por um período de cinco anos. Mas o termo de assinatura dos contratos determinava que a cessão seria "por tempo indeterminado". Nenhum livro foi publicado, e o concurso, que estava na quarta edição, não ocorreu em 2011. O MEC informa que dos oito premiados (R$ 10 mil para cada), dois rejeitaram a mudança, mas que já manifestou aos autores a garantia de que os termos do edital serão reestabelecidos. As obras, diz, serão publicadas após o acerto com todos.

Ai, que preguiça

A Cosac Naify lança no segundo semestre sua edição do clássico russo "Oblómov", de Ivan Gontcharóv (1812-1891), um dos acontecimentos do ano. O personagem-título é o "homem supérfluo", inerte e apático. "Demora umas cem páginas para sair da cama e outras 50 para chegar à porta do quarto", diverte-se o tradutor Rubens Figueiredo, que concluiu seu trabalho. Como revelado na recente (e surpreendente) entrevista de Charles Cosac ao "Valor Econômico" -em que falou dos problemas da editora-, Oblómov é um dos personagens favoritos do fundador da casa. "Oblómov sou eu. Era meu apelido quando morei na Rússia", disse.

BAÚ ENCANTADO
Mapa ilustrado por Pedro Nava que integra "Baú de Ossos", a sair em março, abrindo a reedição da obra do mineiro pela Companhia das Letras

Marcos Rey inédito

Criador versátil e prolífico, Marcos Rey (1925-1999) deixou um romance inédito, revela sua viúva, Palma Bevilacqua Donato. "Os Cavaleiros da Praga Divina", escrito nos anos 1940, é ambientado num sanatório que trata pacientes de hanseníase, doença que o escritor contraiu na adolescência, numa época em que os doentes era discriminados e perseguidos. Por vergonha de revelar a situação, Rey nunca publicou a obra. A viúva acaba de entregar à editora Global outro inédito do autor: concluído em 1996, "O Homem do Futuro" reúne as memória profissionais de Rey: descreve a criação de seus livros e o trabalho no rádio e na televisão.

É de Olavo

O filósofo Olavo de Carvalho, ex-parceiro e hoje rompido com a É Realizações, afirma ter sido o responsável por montar o catálogo da editora de Edson de Oliveira Filho. "Fui eu que inventei tudo aquilo. O programa está bom, mas o programa 'c'est moi' [sou eu]." O filósofo diz que o rompimento se deu por divergências na edição das obras completas de Mário Ferreira dos Santos ("o maior pensador brasileiro de todos os tempos"), trabalho que ele iniciara e foi interrompido. Sobre Edson Filho ter dito de que o racha se deu por problemas pessoais, Carvalho declara: "Não tem nada de pessoal. Não rompo com ninguém por problemas pessoais".

Nuvem negra Pesquisa com editores americanos divulgada no Digital Book World, nesta semana em Nova York, mostrou um baque na empolgação com o e-book: só 28% creem que suas empresas melhorarão com a transição para o digital -eram 51% em 2011.

Becos Definido pelo autor como uma "novella graphica à Valêncio Xavier", "Guia de Ruas sem Saída", de Joca Terron, ganhador da bolsa para criação literária Petrobras Cultural, sai em março pela Edith.

Democrazia A italiana Limina comprou à Boitempo os direitos para traduzir "Democracia Corintiana: a Utopia em Jogo", coautoria de Sócrates, morto em dezembro, e Ricardo Gozzi.

Quadrilha Antonio Carlos Secchin ("A Rosa do Povo"), Samuel Titan Jr. ("Claro Enigma"), Ana Paula Pacheco ("Contos de Aprendiz") e Ivan Marques ("Fala, Amendoeira") assinam os posfácios dos primeiros títulos de Drummond a serem reeditados pela Companhia das Letras, em março.

colaborou Marco Rodrigo Almeida
LEIA MAIS EM http://www.folha.com/paineldasletras

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.