Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica drama

Diretora acerta com tensão silenciosa e enredo que abre mão da linearidade

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

O cinema raramente mostrou uma relação entre mãe e filho tão perturbadora quanto em "Precisamos Falar sobre o Kevin".

O filme foi adaptado do romance homônimo de Lionel Shriver sobre uma família e como a vida dela é afetada por um ato monstruoso cometido por seu primogênito.

Eva (Tilda Swinton) é uma escritora jovem e ambiciosa. Mas tudo muda quando ela engravida inesperadamente de Franklin (John C. Reilly).

Contra a vontade dela, ele muda a família para o subúrbio. Sozinha com o filho, Kevin, Eva se vê perdida. Não consegue esconder sua aversão à criança, que passa a desafiá-la, num jogo de tortura psicológica.

A história é contada em flashbacks. Hostilizada por vizinhos e agredida na rua, Eva vive num estado catatônico, num pesadelo permanente.

A diretora Lynne Ramsay parece mais interessada em mostrar a psique torturada de Eva e a crescente tensão do relacionamento com Kevin do que em contar a história de forma linear. E acerta.

Usando imagens carregadas de simbologia, consegue dar uma ideia do caos na vida de Eva. E a atuação contida de Swinton, injustamente esquecida no Oscar, ajuda.

Ela não fala muito no filme. Aliás, ninguém fala. A família vive num estado de tensão silenciosa, uma negação do conflito que, para quem observa de fora, é evidente.

O próprio título é irônico: "Precisamos Falar sobre o Kevin". Curiosamente, ninguém conversa sobre o menino ou com ele. Vê-se uma família em rota de colisão, à beira de um desastre. E, como num filme-catástrofe, nos perguntamos: por que ninguém fez nada para impedir?

PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN

DIREÇÃO Lynne Ramsay
PRODUÇÃO EUA, 2011
COM Tilda Swinton, John C. Reilly
ONDE Playarte Bristol, Eldorado Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO bom

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.