Índice geral Ilustrada
Ilustrada
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Museu expõe Modigliani e Da Vinci

DO RIO

As figuras longilíneas do italiano Amedeo Modigliani (1884-1920) marcarão o início das comemorações dos 75 anos do Museu Nacional de Belas Artes: a partir de quarta, estarão expostas no local 175 obras do pintor italiano.

A maioria das peças vem do acervo do Instituto Modigliani, de Roma. Há pinturas, desenhos, esculturas, fotos e cartas trocadas com amigos como Pablo Picasso.

A mostra tem curadoria do historiador e crítico de arte francês Christian Parisot. Autor de vários livros sobre Modigliani, Parisot dividiu a exposição em quatro núcleos.

A fase italiana ocupa o primeiro núcleo. No seguinte, está a produção de sua fase francesa -o artista se mudou para Paris aos 22 anos, em 1906, e lá morreu, aos 35, de meningite tuberculosa.

O terceiro núcleo aborda sua relação com artistas com os quais conviveu em Paris. Por fim, a exposição abre espaço para fotos e cartas.

A mostra fica até abril no MNBA e segue para o Masp.

LEONARDO DA VINCI

Em junho, filas certamente se formarão no local para a mostra de outro italiano, Leonardo da Vinci (1452-1519).

A listagem definitiva das obras que virão ao Rio ainda não está fechada, mas Mônica Xexéo, diretora da instituição, garante que estarão entre elas algumas das que estão na exposição em cartaz até 5 de fevereiro na National Gallery de Londres (leia texto abaixo).

O que já está definido é que virão 80 obras de Roma, Londres, Paris e de acervos de museus norte-americanos. A maioria -60 peças- são desenhos, mas haverá algumas pinturas e cartas.

(CG)

MODIGLIANI: IMAGENS DE UMA VIDA

QUANDO de 1º/2 até 15/4; de ter. a sex., das 10h às 18h; sáb. e dom., das 12h às 17h
ONDE Museu Nacional de Belas Artes (av. Rio Branco, 199, Rio; tel. 0/xx/21/2219-8474)
QUANTO R$ 8 e R$ 4 (meia)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.